Imagem Edivaldo Júnior diz que município tem capacidade fiscal para novos empréstimos

Edivaldo Júnior diz que município tem capacidade fiscal para novos empréstimos

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaEdivaldo Ferreira Jr.PSDB

26/11/2025 11:40:00


Na sessão desta quarta-feira, 26, o vereador Edivaldo Júnior (PSDB) destacou a solidez fiscal de Vitória da Conquista e questionou a falta de críticas aos sucessivos empréstimos solicitados pelo Governo da Bahia. O parlamentar citou reportagem divulgada por blogs da capital informando que o governador Jerônimo Rodrigues enviou à Assembleia Legislativa um novo pedido de crédito no valor de R$ 650 milhões, elevando para R$ 26 bilhões o total já solicitado até o momento.

De acordo com o vereador, causa estranheza que, enquanto os empréstimos estaduais não enfrentam resistência pública, qualquer operação de crédito proposta pelo município gera debates e críticas. “Precisamos olhar para todos os lados. Se há cobrança para Conquista, também deve haver para o Estado”, afirmou.

Edivaldo Júnior ressaltou que a atual condição de Vitória da Conquista para contratar novos empréstimos é resultado de uma gestão fiscal e orçamentária responsável, conduzida pela prefeita Sheila Lemos e sua equipe. Segundo ele, instituições financeiras como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES têm buscado parceria com o município justamente pela credibilidade construída. e comparou o cenário local ao de outros municípios baianos, especialmente do interior, que enfrentam dificuldades severas para manter suas contas e obter crédito. “A realidade financeira de Conquista é muito superior à média, e isso precisa ser reconhecido”, comentou.

Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, o vereador explicou que o Senado Federal estabelece que a dívida consolidada dos municípios pode chegar a até 120% da receita corrente líquida (RCL). Em Vitória da Conquista, esse percentual está em apenas 11,79%, menos de um décimo do limite permitido. “O município está muito abaixo do teto legal e possui ampla margem para contrair operações de crédito de forma segura”, disse.

Edivaldo também lembrou que os municípios brasileiros são obrigados a aplicar pelo menos 25% em educação e 15% em saúde, mas Conquista ultrapassa essas exigências. Segundo ele, a administração municipal investe com folga na educação e dedica cerca de 20% à saúde, acima do mínimo previsto. Essa responsabilidade, afirma o vereador, demonstra o esforço da gestão municipal em equilibrar as contas enquanto mantém e amplia serviços essenciais como educação, iluminação pública, transporte, assistência social, manutenção de escolas e postos de saúde, aquisição de equipamentos e novos contratos.

O parlamentar ressaltou ainda que todas as prestações de contas recentes do município foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), incluindo os exercícios de 2020, 2021 e 2022. Para ele, isso reforça que Conquista segue rigorosamente os parâmetros legais e de transparência. Ao final, afirmou que a boa situação fiscal do município é resultado direto da gestão da prefeita Sheila Lemos. “Se Conquista pode investir e buscar novos empréstimos, é porque existe planejamento, responsabilidade e compromisso com o futuro da cidade”, concluiu.

Por Camila Brito



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2025
14

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30