Nelson de Vivi critica governo federal e celebra doação de terreno para comunidade católica
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaNelson de Vivi PSDB
10/10/2025 10:25:00
Na sessão desta sexta-feira (10), o vereador Nelson de Vivi (PSDB) fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao governo federal e à relação do Brasil com a China. O parlamentar afirmou que Lula é considerado “persona non grata” em diversos países democráticos, como os Estados Unidos, Israel e Portugal, e alegou que o presidente mantém laços com regimes autoritários.
Segundo Nelson, o atual governo estaria permitindo a influência da China comunista na Bahia, citando como exemplo a instalação da empresa BYD no estado. O vereador acusou a empresa chinesa de práticas análogas ao trabalho escravo e afirmou que trabalhadores chineses teriam sido submetidos a condições degradantes no complexo industrial de Camaçari.
“Importaram para a Bahia o trabalho escravo. É isso que o governo está fazendo. É uma vergonha”, afirmou o vereador. Ainda durante sua fala, Nelson fez menção ao grupo Hamas e à situação política no Oriente Médio, associando o apoio a grupos radicais a setores da esquerda brasileira.
Na segunda parte de sua intervenção, o vereador deixou o tom crítico e agradeceu à prefeita Sheila Lemos e a todos os vereadores pela aprovação da doação de um terreno para a comunidade católica do bairro Conquistinha, atual bairro Fazenda Recreio. O terreno será destinado à construção de uma capela para a comunidade de São Francisco de Assis, que, segundo o vereador, existe há mais de 70 anos e ainda não possuía um espaço próprio para celebrações religiosas.
“É com grande alegria que celebramos a conclusão do processo de doação, com documentação aprovada por esta Casa por unanimidade. Agora vamos iniciar a luta para construir a capela”, declarou.
Por Andréa Póvoas