Durante o uso da tribuna na sessão desta sexta-feira, 26, a vereadora Doutora Lara (Republicanos) iniciou sua fala parabenizando seu esposo, Dr. Alan, pelos 15 dias em que esteve à frente da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista como prefeito interino. A vereadora ressaltou o empenho e dedicação com que o gestor exerceu a função, participando ativamente de agendas na zona urbana e rural, reuniões, inaugurações e outros compromissos administrativos.
“Foram 15 dias de muito trabalho e dedicação. Mesmo com a ausência em casa, ele se desdobrou para cumprir com excelência o papel de prefeito em exercício. Participou de diversas atividades na zona urbana e rural, esteve presente em inaugurações, reuniões e compromissos administrativos”, relatou.
A vereadora destacou a sanção de uma lei de sua autoria durante o período de interinidade do prefeito Dr. Alan e relatou a realização de uma reunião sobre o manejo e destinação dos resíduos sólidos do município, com a presença dos secretários municipais de Gestão e Inovação, Meio Ambiente, Serviços Públicos, além de empresários do setor de reciclagem. A parlamentar defendeu a implementação de ações que promovam a separação adequada do lixo reciclável e do lixo comum, com o objetivo de transformar a cidade em um exemplo de sustentabilidade, gerando renda e promovendo saúde pública.
“Como terceira maior cidade da Bahia, precisamos tratar com seriedade a questão dos resíduos sólidos. É saúde, é trabalho, é renda para nossa população. Discutimos formas de avançar no acondicionamento correto dos resíduos e na coleta seletiva, envolvendo a população, administradores de condomínios e os setores públicos e privados”, pontuou.
A vereadora ainda alertou para a realidade da tração humana na coleta de materiais recicláveis, em contraponto ao debate sobre tração animal, solicitando maior atenção da Prefeitura e de empresários para garantir melhores condições de trabalho aos catadores, com destaque para a contratação de serviços de coleta adequados. Ela informou que foi acertado o cercamento de áreas críticas onde há acúmulo de lixo e atuação de catadores, e reconheceu o trabalho da Defensoria Pública, que realiza o cadastramento e acompanhamento dos catadores, promovendo inclusão e assistência social.
“Falamos tanto em tração animal, mas esquecemos que hoje a coleta seletiva está sendo feita com tração humana. Precisamos sensibilizar os empresários e a gestão municipal para garantir contratos que viabilizem a coleta de lixo reciclável com caminhões, em condições adequadas”, defendeu.
Lara anunciou novidades para a creche do bairro Vila Elisa, onde já vinha solicitando melhorias há algum tempo. Ela comunicou a construção de quatro novas salas de aula por meio de uma empresa terceirizada e destacou também a viabilização de uma quadra poliesportiva, que beneficiará tanto a creche quanto a comunidade local.
Por Camila Brito