Imagem Edivaldo Jr. cobra igualdade de espaço para cristãos na UESB

Edivaldo Jr. cobra igualdade de espaço para cristãos na UESB

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaEdivaldo Ferreira Jr.PSDB

17/09/2025 11:15:00


Na sessão ordinária desta quarta-feira (17), o vereador Edivaldo Ferreira Jr. (PSDB) trouxe à tribuna um debate sobre liberdade religiosa e igualdade de espaço dentro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O parlamentar criticou a nota de repúdio emitida pela Associação dos Docentes da UESB (ADUSB) contra a realização da Segunda Semana Universitária da Igreja Batista Nacional Candeias, ocorrida no campus no dia 10 de setembro. 

Segundo ele, a manifestação, que durou cerca de 45 minutos na área externa da universidade, foi considerada pela entidade como afronta ao Estado laico — mas a mesma postura não foi adotada diante de outros eventos promovidos na instituição. “Infelizmente, nós não vimos uma nota de repúdio da ADUSB em relação a uma série de eventos que vêm acontecendo na UESB. A Caravana dos Povos do Terreiro da Bahia, cursos de extensão debatendo religiões de matriz africana e racismo religioso, grupos de estudo sobre tradições e saberes. Em nenhum desses momentos houve contestação”, afirmou.

O vereador chamou atenção para o tratamento desigual: “De uma forma subliminar, a gente não vê nessas imagens nenhum símbolo cristão. Isso para a gente pensar: quem é que realmente está praticando algum tipo de racismo religioso?”

Edivaldo reforçou que a defesa não é por privilégios, mas por equidade: “O que o povo cristão de Vitória da Conquista quer é direitos iguais. Apenas isso. Queremos o mesmo espaço que outras religiões têm dentro da UESB, uma universidade de grande importância para a nossa cidade e para todo o Sudoeste da Bahia”.

Ele também destacou que o princípio do Estado laico precisa ser compreendido em sua essência: “O Estado laico tem por pressuposto o respeito a todas as religiões. Não vamos admitir aqui qualquer forma de preconceito em relação aos cristãos de Vitória da Conquista”. Ao concluir sua fala, o parlamentar reforçou que seguirá lutando por esse direito: “Queremos apenas, como cristãos, o mesmo espaço que outras religiões vêm tendo. Apenas isso”.

Anuska Meirelles


Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Setembro 2025
18

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30