Durante o seu pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 2, a vereadora Doutora Lara (Republicanos) defendeu que o município oferte mais pediatras para atender à população. “Crianças não são adultos em miniatura e pediatras não são artigo de luxo”, disparou a parlamentar.
“Solicito à prefeita Sheila Lemos e à secretária de saúde, Fernanda Maron, a transformação do CER II (Centro Especializado em Reabilitação Fisica junto com o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva) em CER III, para englobar o Centro Especializado em Capacitação Intelectual, uma vez que já possui espaço físico adequado no prédio que funciona o CEMERF e serão chamados profissionais habilitados do último concurso realizado no município”.
Segundo a vereadora, até 2022, as crianças conquistenses contavam com pediatras em unidades de saúde estratégicas. “Até 2022, havia um incentivo federal para manter pediatras nas unidades básicas de Saúde, em pontos estratégicos da cidade. Tinha pediatra no CAE II, Vila América, Panorama, Adelmário, Régis Pacheco e no Hugo de Castro. O Governo recente quando entrou cortou esse benefício e retirou seis pediatras em Vitória da Conquista”, apontou a vereadora, que é pediatra.
Dia Mundial de Conscientização do Autismo – A vereadora lembrou que, apesar da data, há pouco a celebrar em termos de avanços para a população com TEA. “Temos tão pouco a comemorar com o avanço dessas crianças atípicas. Ameaças constantes nos corte do BPC e muitas instabilidades têm feito dessas mães uma verdadeira peregrinação para cuidar de seus filhos”, apontou.
A vereadora apontou que muito pode ser feito no município para reduzir as dificuldades das famílias com crianças atípicas. “Muitas iniciativas podem ser tomadas a nível municipal para melhorar a vida dessas crianças, inclusive o diagnóstico precoce, tão importante para o acompanhamento e para o desenvolvimento dessas crianças”, pontuou ela, em defesa das demandas apresentadas pelas mães que se manifestaram durante a sessão ordinária.