Dra. Lara denuncia falta de medicamentos para combate à tuberculose
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaRepublicanosDra. Lara Fernandes
19/03/2025 10:45:00
Na sessão desta quarta-feira (19), a vereadora Dra. Lara Fernandes (Republicanos) denunciou o desabastecimento de medicamentos essenciais ao tratamento da tuberculose, lembrando que no dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do descobrimento do bacilo causador da doença pelo médico Robert Koch.
A vereadora revelou que, durante uma visita ao serviço especializado de tuberculose no município, foi informada sobre a falta de medicamentos essenciais. "Eu estive visitando o nosso serviço especializado de tuberculose justamente por conta da data comemorativa próxima, e tive a surpresa de ser informada que estamos passando pelo desabastecimento dos medicamentos isoniazida e rifamicina, fornecidos pelo Ministério da Saúde. Além dos medicamentos para tuberculose, também estão faltando medicamentos para outras doenças estratégicas, como leishmaniose, toxoplasmose e até penicilina oral. O governo federal está deixando os municípios desabastecidos, e isso tem afetado diretamente o tratamento das crianças e outros pacientes."
A parlamentar relatou ainda que as crianças estão sendo forçadas a tomar injeções de Benzetacil, um tratamento mais invasivo, quando deveriam receber a forma oral do medicamento. O desabastecimento frequente de medicamentos tem causado sérios transtornos aos pacientes e profissionais de saúde. "Os medicamentos deveriam ser entregues a cada três meses, mas agora temos que esperar entre 15 dias e uma semana para receber, o que atrapalha todo o tratamento."
Dra. Lara Fernandes cobrou do governo federal uma ação imediata para garantir a distribuição eficiente dos medicamentos e o fortalecimento das ações de saúde pública, que são essenciais para o controle e erradicação de doenças como a tuberculose. "É inadmissível que o governo federal, que se diz comprometido com a saúde pública e com a prevenção, esteja deixando os municípios desabastecidos de medicamentos essenciais para o tratamento de doenças graves", afirmou a vereadora.
Por Giselle Trindade