Durante o seu pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 11, o vereador Augusto Cândido (PSDB) criticou o corporativismo partidário no Hospital de Base. “Semana passada fomos ao Hospital de Base, a Comissão de Saúde e mais alguns vereadores, e lá nos recebeu o diretor”, contou Cândido.
“Quando se chega ao Hospital de Base o lado tem que ser o lado do paciente, da pessoa que procura o hospital por estrita necessidade. Na hora que a gente chega na reunião, como ele é um indicado do governador, só se preocupa em defender o governador, o ‘Zerônimo’, só pensa nisso”, criticou o parlamentar. “Isso é uma vergonha. O paciente não tem lado, ele tem direitos”, emendou ele defendendo que os pacientes sejam tratados com respeito, independente de questões político-partidárias.
Segundo ele, a reunião se tornou uma troca de afagos entre os aliados do governador. “Virou uma coisa preocupante. Estava o diretor do Hospital de Base e três vereadores eleitos do mesmo partido jogando confetes um pro outro, conversa pra boi dormir”, avaliou.
“Uma pessoa quando chega no pronto-socorro, você precisa dar um destino à pessoa, ela precisa ir pro Centro Cirúrgico, para hemodinâmica ou pra UTI e não ficar no Pronto Socorro três, quatro, cinco dias e lá morrer ou sair sequelado”, apontou Augusto Cândido criticando o alto número de pessoas que ficam dias na Emergência do Hospital.
De acordo com o parlamentar, que também é médico, o diretor do hospital precisa se preocupar em levar as demandas da unidade para o governador, e não em defendê-lo quando o hospital enfrenta sérias dificuldades por falta de recursos. “Você precisa resolver os problemas do hospital, pontuar os problemas e levá-los ao governador. Aumentar as vagas de UTI, melhorar as condições de atendimento”, disse. “Já devia ter um hospital de 10 andares atendendo efetivamente à população e não ficar taxando: ‘isso aqui é culpa do município, isso é culpa disso’. E você não tem culpa de nada?”, questionou Cândido.
O vereador disse ainda que o diretor do hospital precisa assumir a responsabilidade e trabalhar pela resolução dos problemas. “Assuma com a responsabilidade, dê destino aos problemas, leve ao governador e traga as soluções que Vitória da Conquista e região necessitam, precisam e merecem”, cobrou Augusto Cândido.
Ele apontou que o problema principal do hospital é estrutural, uma vez que conta com as mais diversas e mais qualificadas equipes. “Tem as melhores equipes médicas da cidade. Tem todas, da neurocirurgia, cirurgia vascular, ortopedia, cirurgia geral”, apontou.