Imagem  “Nunca se viu um processo tão rápido”, afirma Augusto Cândido sobre cassação de Deltan Dallagnol

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaDr Augusto CândidoPSDB

17/05/2023 10:50:00

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 17, realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Augusto Cândido (PSDB) iniciou seu pronunciamento falando sobre a cassação do mandato do agora ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos). Segundo o edil, Dallagnol foi um partícipe da Operação Lava Jato, que começou em Curitiba-PR, e puniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a prisão.

De acordo com Augusto Cândido, o Supremo Tribunal Federal entendeu que Curitiba não era o foro adequado, porque Lula havia sido presidente e o processo deveria ser julgado em Brasília e cancelou o processo para ser tramitado na capital do Brasil, mas passou o tempo, a idade do político avançou e ele agora é o atual presidente do país.

“Em quatro meses um deputado de 344 mil votos foi cassado. Nunca se viu um processo tão rápido”, afirmou. Segundo Augusto Cândido, o que assusta é que Deltan Dallagnol foi preso pela Lei da Ficha Limpa porque pediu demissão do cargo que exercia. Ainda em seu discurso, o edil questiona onde está o Estado Democrático de Direito, porque os alguns outros deputados também estão em vias de cassação.

Além disso, o parlamentar aproveitou o seu tempo de fala para dizer que quando o atual presidente foi eleito pela primeira vez fez o Mensalão e pagava os deputados federais para votar nos seus projetos. “Dessa vez o Mensalão está diferente. O que se chamava no passado Orçamento Secreto, hoje se chama Emenda do Relator. Mudou de nome e é assim que se faz o pagamento dos deputados. São R$ 10 bilhões via emendas”, criticou.

Segundo Augusto Cândido, se não conseguem acabar com os deputados por meio das Emendas do Relator, estão fazendo por meio da cassação.

Empréstimo – Outro assunto pautado pelo vereador é o empréstimo de R$ 160 milhões para Vitória da Conquista. De acordo com ele, que se diz favorável aos empréstimos para o município, em suas conversas com a prefeita Sheila Lemos (UB), sempre diz que é necessário deixar explícito para onde vai cada centavo do recurso. “Não pode ser R$ 160 milhões para outros, como diz. Tem que ter claramente dizendo para onde vai, qual é a rua, qual é o tamanho do asfalto e quanto custa”, afirmou. Segundo Augusto Cândido, se não for dessa forma, fica difícil defender a tomada desse dinheiro. Para concluir, disse que o empréstimo será muito bem-vindo para Vitória da Conquista, porque a cidade está esburacada e precisa levar água de qualidade a zona rural, mas precisa ser feito dentro dos conformes.