Imagem Câmara conversa com a Superintendência da Caixa sobre destinação de 30 milhões do FINISA para casas populares

Câmara conversa com a Superintendência da Caixa sobre destinação de 30 milhões do FINISA para casas populares

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaPLIvan CordeiroSubtenente MunizPDTMesa Diretora

10/02/2026 11:26:00


Na tarde desta segunda-feira (09), o presidente da Casa Legislativa, vereador Ivan Cordeiro, acompanhado do vereador Subtenente Muniz, esteve na Superintendência da Caixa Econômica Federal para discutir a viabilidade da aplicação de parte dos recursos de um futuro empréstimo municipal na construção de moradias populares. Participaram da reunião o superintendente regional da Caixa, Rogério Teixeira, o superintendente executivo de governo, Claudeir Silva, e o gerente Állan Cantuária.

Durante a reunião com representantes da superintendência e da gerência local da Caixa, foi confirmada a possibilidade de utilização de até R$ 30 milhões do financiamento a ser contratado pela Prefeitura para investimentos diretos em habitação de interesse social. A medida representa um passo concreto no enfrentamento do déficit habitacional existente no município.

A agenda institucional reforça uma iniciativa já aprovada pela Câmara: a indicação, de autoria da Mesa Diretora, que solicita ao Poder Executivo a destinação de parte dos recursos do FINISA para a construção de casas populares. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, demonstrando o consenso em torno da necessidade de ampliar o acesso à moradia digna em Vitória da Conquista.

Para o presidente da Casa, a confirmação da viabilidade técnica por parte da Caixa fortalece o papel do Legislativo na defesa de políticas públicas estruturantes. “Recebemos a informação de que é possível, sim, utilizar esses recursos para a construção de moradias populares, o que representa um passo importante no enfrentamento do déficit habitacional do nosso município. Seguimos firmes, trabalhando para transformar recursos em dignidade, moradia e qualidade de vida para o povo de Vitória da Conquista”, afirmou Ivan Cordeiro.

Muniz lembrou que a discussão sobre a destinação dos recursos ocorre em um momento estratégico, com a tramitação na Casa do Projeto de Lei Complementar nº 46/2025, que institui a nova Política Municipal de Habitação de Interesse Social. “A Câmara tem defendido que a política habitacional seja acompanhada de planejamento, transparência e respaldo financeiro, garantindo que as ações saiam do papel e cheguem efetivamente às famílias que mais precisam”, pontuou.

Para a vereadora Cris Rocha, 2ª vice-presidente da mesa diretora, as casas populares têm um papel fundamental no desenvolvimento de Vitória da Conquista. “Elas garantem dignidade, segurança e qualidade de vida para milhares de famílias que sonham com a casa própria. Além disso, ela reduz o déficit habitacional e a habitação popular fortalece os bairros. Além disso, movimenta a economia local e leva mais cidadania para quem mais precisa. Então, investir em moradia é investir no futuro da nossa cidade, é cuidar das pessoas e é construir uma conquista mais justa e com oportunidade para todos”, destacou. 

O déficit habitacional em Vitória da Conquista é uma demanda histórica, sem novos projetos de grande alcance há vários anos, o que torna urgente a adoção de medidas que ampliem a oferta de moradias e promovam melhores condições de vida para a população de baixa renda.

Por Andréa Póvoas



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Fevereiro 2026
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28