A preservação do meio ambiente aliada ao fortalecimento do turismo esteve no centro da reunião realizada na manhã desta segunda-feira (9) entre a Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista e o Comando de Policiamento Regional Sudoeste (CPRSO). O encontro aconteceu na sede do comando regional e tratou da implantação de uma Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) no município.
Participaram da reunião o presidente da Câmara, vereador Ivan Cordeiro , a presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereadora Leia de Quinho, os vereadores Fernando Jacaré e Nelson de Vivi, além do comandante do CPRSO, coronel Paulo Guimarães.
A indicação para a instalação da CIPPA em Vitória da Conquista é uma iniciativa da Mesa Diretora da Câmara e tem como objetivo ampliar as ações de preservação da fauna e da flora, além de intensificar o combate ao desmatamento e às invasões ilegais, especialmente na área da Serra do Periperi, uma das regiões ambientais mais importantes do município.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Ivan Cordeiro, a proposta reafirma o compromisso do Legislativo municipal com a proteção ambiental. “É um importante momento trazer a CIPPA para Vitória da Conquista. Essa é uma decisão da Câmara, uma pauta importante, porque estamos comprometidos com a preservação do meio ambiente. Essa Companhia Independente de Proteção Ambiental é fundamental para garantir a preservação do nosso meio ambiente, principalmente naquela região do Alto da Serra do Periperi”, afirmou.
Além da preservação ambiental, a proposta também busca fortalecer o turismo sustentável no município. A ideia é que a sede da CIPPA seja instalada no Cristo de Mário Cravo, monumento localizado no alto da Serra do Periperi, considerado o maior Cristo crucificado da América Latina e um dos principais cartões-postais de Vitória da Conquista. O local reúne paisagem natural e um pôr do sol encantador sendo um espaço estratégico tanto para ações de preservação quanto para o fortalecimento do turismo.
“ Temos também a questão turística. Com essa segurança, a gente pode atrair mais pessoas para visitar aquela nossa região, que tem o Cristo de Mário Cravo e toda a área da Serra do Periperi. Então é interessante aliar essa questão do meio ambiente também com a pauta do turismo”, destacou Ivan Cordeiro.
Para a presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, vereadora Leia de Quinho, a implantação da CIPPA representa mais segurança para a população e um avanço importante nas políticas de proteção ambiental do município.
“Trazer a CIPPA para Vitória da Conquista vai trazer mais segurança para a população. Estamos aqui hoje, a convite do presidente da Câmara, junto com outros colegas vereadores, para solicitar a implantação da base da Polícia Ambiental aqui na nossa cidade. Como presidente do Conselho de Meio Ambiente, coloco a comissão à disposição de Vitória da Conquista e da Polícia Militar. A gente sabe que, dando certo essa implantação, ela vai contribuir muito para a preservação do meio ambiente em nossa cidade”, afirmou.
Atualmente, a Bahia conta com unidades da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental nos municípios de Salvador, Lençóis e Porto Seguro, sendo esta última a unidade à qual Vitória da Conquista está subordinada. Para o comandante do CPRSO, coronel Paulo Guimarães, a iniciativa da Câmara fortalece o diálogo institucional e pode acelerar a ampliação do policiamento ambiental na terceira maior cidade do estado.
“É muito importante essa iniciativa da Câmara, no sentido de apoiar para que possamos, dentro do menor espaço possível, criar um pelotão de proteção ambiental aqui na nossa cidade. A intenção da Câmara, trazida pelo presidente Ivan Cordeiro, é a criação de uma Companhia Independente de Proteção Ambiental, o que também é uma intenção do comando regional. Mas, de forma imediata, podemos conversar com o escalão superior para viabilizar, a curto prazo, a implantação de um pelotão ambiental em Vitória da Conquista”, explicou o comandante.
A proposta segue agora para articulações da Câmara junto ao comando superior da Polícia Militar da Bahia e Executivo Municipal, com o objetivo de viabilizar a implantação da estrutura de proteção ambiental no município, reforçando a preservação do meio ambiente, a segurança da população e o potencial turístico da Serra do Periperi.
Por Samara Dias
