A Câmara Municipal de Vitória da Conquista concedeu Moção de Aplauso ao Instituto Oxente Social (IOS) pelo notável projeto "Pintando Alegria no Bairro", realizado na Travessa dos Torres, no Bairro Cruzeiro. A iniciativa, proposta pelos vereadores Nelson de Vivi (PSDB) e Lara Fernandes (Republicanos), foi entregue na sessão desta sexta-feira (19) por seu significativo impacto social e humano.
Os autores da moção destacaram que o projeto promoveu uma verdadeira transformação na comunidade, beneficiando centenas de famílias. Mais de 60 fachadas de casas foram revitalizadas, resultando em uma elevação da autoestima, esperança e alegria dos moradores. O "Pintando Alegria no Bairro" foi além da pintura, incluindo visitas domiciliares, atividades recreativas para crianças, distribuição de Bíblias e lâmpadas de LED, além de pequenos reparos residenciais, levando uma mensagem de amor, fé e compromisso com o bem comum.
Esta ação é uma extensão do projeto "Pintando Alegria no Sertão", já consolidado e que atendeu diversas cidades na Bahia e no Nordeste. O projeto em Conquista foi a terceira edição do "Pintando Alegria no Bairro", que já havia ocorrido em São José dos Pinhais (PR) e Aracaju (SE).

Durante a solenidade, Wal Cordeiro, presidente do Instituto Oxente Social, expressou sua gratidão pelo reconhecimento da Casa Legislativa. Ele enfatizou que o IOS, ativo há dois anos, opera exclusivamente com voluntários, sem depender de verbas governamentais ou internacionais. "Nosso instituto trabalha exclusivamente com voluntários. São profissionais liberais, empresários, médicos, professores e advogados que se unem para servir comunidades em situação de vulnerabilidade e gerar dignidade", afirmou Cordeiro.
O presidente também ressaltou o expressivo trabalho do instituto em diversas regiões: "Somando o Pintando Alegria no Sertão e o Pintando Alegria no Bairro, já pintamos mais de 800 casas, distribuímos milhares de lâmpadas de LED e mais de mil filtros de barro na zona rural, além de milhares de Bíblias, que consideramos o maior tesouro entregue às famílias".
Ao concluir seu discurso, Wal Cordeiro agradeceu aos voluntários, parceiros e à população de Conquista, destacando o espírito solidário da cidade. "Ninguém constrói uma ponte sozinho. Vitória da Conquista é uma cidade solidária, preocupada com o social. Essa moção nos fortalece e nos motiva a seguir levando dignidade e esperança a outras comunidades do Brasil", finalizou.
Por Camila Brito