Na sessão ordinária desta quarta-feira (10), o vereador Luís Carlos Dudé (UB) utilizou a tribuna para anunciar um dos maiores eventos católicos já previstos para Vitória da Conquista. Segundo ele, está confirmada para 14 de novembro de 2026 a vinda do Frei Gilson, fenômeno nacional no segmento religioso.
Dudé ressaltou que a Arquidiocese de Vitória da Conquista, sob a condução do Arcebispo Metropolitano Dom Vítor Agnaldo de Menezes, já iniciou as tratativas e organização do encontro, que deve reunir entre 50 e 60 mil pessoas, incluindo caravanas de diversas regiões do Brasil.
“Será o maior evento católico já realizado em Vitória da Conquista. As comissões e conversas já começaram porque a previsão é de um público enorme, com caravanas do norte de Minas, de todo o sudoeste baiano, da Serra Geral e de várias Arquidioceses do país”, afirmou Dudé.
O vereador também destacou o impacto do turismo religioso para a cidade, mencionando espaços de fé que compõem o patrimônio espiritual e cultural do município. “Precisamos fortalecer o turismo religioso da nossa joia do sertão baiano. A Catedral do Cristo, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a Igreja de Santa Dulce, das Candeias, das Graças e tantas outras fazem parte da memória e da identidade de Vitória da Conquista”, destacou.
Durante o discurso, Dudé ainda mencionou a peregrinação da imagem de São Miguel, que tem passado por diversos parlamentos do país, e defendeu a participação ativa da Câmara nas articulações para que Vitória da Conquista também integre o roteiro.
O vereador aproveitou para saudar os fiéis da Paróquia de Santa Luzia, na URB 5, que realizam a novena da padroeira e se preparam para a festa do dia 13 de dezembro. Por fim, informou que, em diálogo com a Arquidiocese, ficou definido que a Procissão dos Sanfoneiros será realizada em 1º de junho de 2026, mês dedicado às tradições nordestinas. Dudé lembrou ainda que tramita na Câmara um projeto de sua autoria que institui o Dia Municipal dos Sanfoneiros e Sanfoneiras.
Anuska Meirelles