Na sessão ordinária desta quarta-feira (03), o vereador Alexandre Xandó (PT) chamou a atenção para um problema que tem afetado moradores de Vitória da Conquista: a impossibilidade de inscrição no programa Minha Casa, Minha Vida devido à falta de atualização do Cadastro Único (CadÚnico).
O parlamentar afirmou que diversas famílias têm procurado seu gabinete relatando dificuldade em acessar políticas públicas por pendências que, segundo ele, deveriam ser solucionadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. “Essa situação é muito grave. Muitas pessoas estão sendo impedidas de se inscrever no Minha Casa, Minha Vida porque o CadÚnico não foi atualizado por falta de visita da Secretaria de Desenvolvimento Social”, denunciou.
Xandó destacou que o problema não é recente e já tem causado cancelamento de benefícios sociais, como o Bolsa Família. Diante disso, o vereador informou ter encaminhado um ofício à pasta, solicitando uma medida emergencial. “Estamos pedindo que a Secretaria receba a inscrição dessas pessoas e abra um prazo para atualização do CadÚnico. Que se crie um mutirão de visitas. Do jeito que está, estão retirando o direito das pessoas de concorrer à política pública”, afirmou.
O parlamentar orientou ainda que os cidadãos busquem seus direitos caso encontrem dificuldades para se inscrever no programa habitacional. “Se você está sendo impedido, procure a Defensoria Pública. Se estiver demorando, busque um advogado. Você não pode ser impedido de participar de um programa que pode mudar sua vida”, reforçou.
O vereador registrou apoio ao evento “Vem no Balanço do Mestre Ferrugem”, realizado pelo Movimento Cultural Consciência Negra, na Creche do Guarani. “Fico feliz em ver o Consciência Negra voando novos voos. Parabéns ao Mestre Ferrugem e a toda a criançada da creche, que deu um show”, celebrou.
Xandó também destacou importantes investimentos do Governo do Estado na área da saúde, entre eles a entrega da nova unidade de radioterapia no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). “Um novo equipamento de radioterapia e braquiterapia foi instalado, um investimento de R$ 15,3 milhões. Serão 18 mil sessões por ano e mais de 9 mil consultas, atendendo pacientes de toda a região”, informou.
O vereador ressaltou ainda o anúncio da ampliação do HGVC, que contará com novos leitos de UTI, emergência, hemodinâmica e 11 salas de cirurgia. “São investimentos que mostram que o Governo do Estado está presente em Vitória da Conquista. É muito recurso chegando e que vai melhorar a vida da nossa população”, concluiu.
Anuska Meirelles