Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão SoleneNotíciaTitulo de Cidadão Conquistense
13/11/2025 23:20:00
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou, na noite desta quinta-feira (13), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, a solene e emocionante cerimônia de entrega do Título de Cidadão Conquistense. O evento encerrou oficialmente a programação de aniversário da cidade, que celebrou 185 anos de emancipação política em 9 de novembro.
A solenidade, conduzida pelos mestres de cerimônia Maciel Júnior e Anuska Meirelles, foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro, e contou com a presença da prefeita Sheila Lemos. A execução do Hino Nacional e do Hino a Conquista, interpretados pelo Grupo Roama , marcou o início das homenagens.
O Título de Cidadão Conquistense é o reconhecimento formal aos esforços daqueles que fizeram de Vitória da Conquista muito mais do que sua moradia, sendo pessoas que, mais do que nunca, fazem parte da história e do desenvolvimento econômico e social do município.
Saiba quem são os novos conquistense

GEORGES FARIAS AMORIM - Natural de Manaus (AM), Georges Farias Amorim nasceu em 12 de setembro de 1963. Filho de Juracy Amorim, ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, e de Irene Farias Amorim. Casado com Anarita Lúcia Amorim e pai de Larissa e Georges. Chegou à Bahia em 1980 e, em 1982, mudou-se para Vitória da Conquista para morar com sua irmã, a médica Maíza Amorim. Formou-se em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e especializou-se em Medicina Interna e Infectologia na USP. Retornou a Conquista em 1993, tornando-se um dos médicos mais atuantes e respeitados na área de Infectologia. Atuou como Diretor e Superintendente do Hospital Geral de Vitória da Conquista, modernizando e transformando a unidade. Foi fundador e primeiro diretor da Residência Médica em Clínica Médica do HGVG.
Também fundou e foi diretor do Hospital Afrânio Peixoto. Foi Secretário Municipal de Saúde. Foi Diretor Médico. Foi um dos responsáveis pela implantação do serviço de tuberculose e colaborou com o CAAV, referência no tratamento de DSTs e Aids. Médico e Pastor, Georges fundou a Igreja Batista Nacional Memorial do Calvário, onde realizou trabalhos sociais e missionários. Autor de dois livros, une ciência e fé em sua trajetória de vida.

MAJOR PM MAURO FLORÊNCIO DE LIMA JÚNIOR - Natural de Salvador, o Major da Polícia Militar Mauro Florêncio de Lima Júnior nasceu em 21 de janeiro de 1981. Filho de Mauro Florêncio de Lima e Yda Lá Freitas de Lima, é pai de Théo e Lucca. Ingressou na Polícia Militar da Bahia em 2001, na Academia da Polícia Militar, e desde então tem dedicado sua carreira à segurança pública, sempre com comprometimento e espírito de liderança. Serviu em diversas unidades no interior baiano, entre elas Jequié, Ipiaú, Poções, Cândido Sales e Vitória da Conquista, onde fixou residência desde 2015.
Atuou no Comando de Policiamento da Região Sudoeste, onde idealizou o projeto PM no Pôr do Sol, no Cristo de Mário Cravo, e assumiu, em 2024, o Comando da Nonagésima Segunda Companhia Independente da Polícia Militar, responsável pela Zona Rural de Vitória da Conquista e pelo município de Barra do Choça. Ao longo de sua trajetória, o Major Lima Júnior recebeu importantes reconhecimentos, como os Títulos de Policial Padrão, Cidadão Poçoense, e várias medalhas por mérito e tempo de serviço.

JOÃO LUCIANO MARTINS BRANDÃO – LULA BRANDÃO - Natural de Salvador, João Luciano Martins Brandão, conhecido como Lula Brandão, nasceu em 3 de setembro de 1981. Filho de João Freitas Brandão e Márcia Maria Martins Brandão, viveu parte da infância em Jacobina e retornou à capital baiana para concluir os estudos. Graduado em Administração pela Unifacs, participou do Programa de Sucessores da Chevrolet em São José dos Campos e fez intercâmbio em Vancouver, no Canadá, experiências que ampliaram sua visão de gestão e liderança.
Em 2005, iniciou sua trajetória no Grupo Brandão, atuando em diversas cidades da Bahia. Em 2015, assumiu oficialmente a Direção da Topvel Veículos, em Vitória da Conquista, cidade onde fixou residência e passou a contribuir diretamente para o crescimento econômico regional. Hoje, à frente do Grupo Brandão, Lula lidera um dos maiores grupos automotivos do Nordeste, com mais de 40 operações e cerca de mil colaboradores – sendo mais de 200 empregos diretos em Vitória da Conquista. Pai de João Brandão Neto e João Guilherme Brandão, Lula Brandão representa a nova geração de uma família que há mais de um século impulsiona o desenvolvimento da Bahia com credibilidade e inovação.

ANTÔNIO CÉSAR DE JESUS – TÔE BALEIRO - Antônio César de Jesus, conhecido como Tõe Baleiro, nasceu em 1964, em São Miguel das Matas, no Recôncavo Baiano. Desde pequeno aprendeu o valor do trabalho – aos sete anos já carregava barris de água para abastecer casas da comunidade. Ao longo da vida, passou por diversas cidades da Bahia – Salvador, Amargosa, Feira de Santana e Ilhéus – até se estabelecer em Vitória da Conquista em 1998, cidade que passou a chamar de lar.
Com mais de 28 anos de dedicação ao comércio ambulante, Té Baleiro construiu uma história marcada pela ética, pela fé e pelo respeito. Começou vendendo doces e refrigerantes em eventos e micaretas, e desde 2001 mantém seu ponto fixo na Pracinha da Normal, onde se tornou presença querida e símbolo de perseverança. Homem simples e trabalhador, é pai de uma filha e mantém fortes vínculos com a família em Amargosa, especialmente com sua mãe, de 90 anos.

FELIPE NERY DE SOUZA NETO - Natural de Caculé, Felipe Nery de Souza Neto nasceu em 5 de julho de 1984. Filho de Antônio Afonso de Santana e Maria José Bahiana Neri Santana, mudou-se para Vitória da Conquista em 2010, a convite do diretor do Hospital de Clínicas de Conquista, José Aliomar Amorim Botelho. Desde então, fez da cidade o seu lar e o centro de sua trajetória pessoal e profissional. Graduado em Administração com habilitação em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo e com Especialização em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, Felipe se tornou referência em gestão hospitalar.
À frente da administração do Hospital de Clínicas de Conquista, foi peça fundamental na consolidação da unidade como referência regional em saúde, especialmente durante a pandemia de Covid-19, quando o Hospital se destacou pela eficiência e qualidade no atendimento. Casado com Cristina Almeida Guimarães e pai de Miguel Felipe e Maria Flor, Felipe também atua como Consultor na área de Gestão de Saúde e Custos Hospitalares, além de exercer funções de liderança no Sindicato dos Hospitais e Estabelecimento de Serviços de Saúde da Região Sudoeste da Bahia (SINDHSUDOESTE) e na Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), fortalecendo o setor de saúde em toda a Bahia.

CARLOS ALBERTO RESENDE - Natural de Araguari, Minas Gerais, e criado em Uberlândia, Dr. Carlos Alberto Resende é graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Em 2017, passou a atuar como Registrador no Ofício do 2º Registro de Imóveis e Hipotecas de Vitória da Conquista. No ano seguinte, assumiu também o 1º Registro de Imóveis da Comarca. Desde então, vem desempenhando um papel essencial na modernização e na eficiência dos serviços cartorários da cidade.
Com muito trabalho e comprometimento, o Dr. Carlos Alberto Resende ajudou a transformar a realidade dos cartórios conquistenses, que antes enfrentavam dificuldades estruturais e administrativas. Sua gestão é marcada pela transparência, pela agilidade nos processos e pela busca constante pela excelência no atendimento à população. Entre suas ações de maior destaque está a parceria com o Município e com o Núcleo de Regularização Fundiária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), responsável pela regularização de mais de oito mil imóveis de famílias carentes através da REURB. Ele também foi peça fundamental no processo de escrituração dos imóveis da Vila Serrana I, garantindo dignidade e segurança jurídica a centenas de moradores.

CRISTIANA ALVES MOTA MARQUES - Cristiana Alves Mota Marques nasceu em Tauá, no Ceará, no dia 22 de janeiro de 1974. Filha caçula de Joaquim de Sousa Mota e Cristina Alves Mota, veio para Vitória da Conquista ainda adolescente, aos 15 anos, para ajudar a irmã que havia tido um bebê – e foi aqui que encontrou uma nova terra e um novo lar.
Encantada pela cidade, concluiu seus estudos na Escola Polivalente e, aos 21 anos, conheceu Hélio Sousa Marques, com quem se casou em 1997. Dessa união nasceram Mateus Wilkner e Ester Wilaine. Começou a trabalhar cedo no comércio, superando a timidez para se tornar vendedora na Esquina 20. Em 2006, ao lado do marido, fundou a Cris Modas, que cresceu com dedicação, capacitação e espírito empreendedor. Hoje, o casal mantém três lojas no centro da cidade, gerando emprego e renda para 40 famílias. Cristiana é um exemplo de determinação e amor por Vitória da Conquista – cidade que a acolheu e onde seus sonhos se tornaram realidade. A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, através do vereador Edjaima Rosa Bibia, concede o Título de Cidadã Conquistense à Senhora Cristiana Alves Mota Marques.

JOSÉ CARLOS FARIAS – CECÉ - Cecé nasceu em 10 de agosto de 1947, no povoado de Jacaré, município de Ibiassucê, na Bahia. Filho de família simples, cresceu ajudando na roça e aprendeu desde cedo que o trabalho é a maior escola da vida. Ainda menino, sonhava em vencer e conquistar a cidade que sempre esteve em seus planos: Vitória da Conquista. Aos 14 anos, iniciou sua trajetória no comércio em Jacaré e, com esforço e dedicação, montou um pequeno restaurante, que cresceu com o tempo. No final de 2008, realizou seu maior sonho: veio para Vitória da Conquista, onde instalou seu restaurante próximo ao Ceasa. Cada prato servido carrega um pouco da sua história, da sua luta e do seu coração.
Ao longo dessa jornada, sempre teve ao lado a esposa Eunice, companheira fiel nas lutas e conquistas. Juntos, formaram uma linda família com três filhos: Flávio, Carlos Alessandro e Alessandra, que partiu cedo, deixando saudades eternas, mas também o amor que permanece vivo na memória e no coração da família. Homem de fé, de trabalho e de amor por esta terra, Cecé representa o exemplo de quem venceu com humildade e perseverança.

MARCOS HENRIQUE PARAÍSO SILVA - Natural de Paramirim, no interior da Bahia, Marcos Henrique Paraíso Silva sempre acreditou no poder da educação como caminho de transformação. Filho das escolas públicas, trilhou uma trajetória marcada pela dedicação e pelo desejo de cuidar de pessoas. Formou-se em Medicina pela tradicional Faculdade de Medicina da Bahia, em Salvador, e escolheu Vitória da Conquista para construir sua vida profissional e pessoal. Na cidade, consolidou-se como Pediatra, profissão que exerce com amor, responsabilidade e profundo senso de humanidade.
Atuou na Coordenação do Serviço de Pediatria e da Residência Médica da Santa Casa de Misericórdia, além de liderar a Pediatria da Maternidade do Hospital Unimec. No setor público, serviu com igual comprometimento na UPA e no Hospital Esa Matos, deixando em cada local a marca da competência, da empatia e da generosidade. A trajetória de Marcos Henrique é exemplo de perseverança, gratidão e entrega. Um filho de Paramirim que fez de Vitória da Conquista sua segunda casa, construindo laços sólidos e deixando um legado de cuidado e respeito.

JOSÉ EDSON DIAS DE SOUZA - EDSON DIAS - Natural de Salvador, José Edson Dias de Souza nasceu em 1950, filho de José Hermes de Souza e Angelina Oliveira Dias. Chegou a Vitória da Conquista em 1971 para servir no 9º Batalhão da Polícia Militar, planejando ficar apenas seis meses, mas tornando-se parte da cidade por 56 anos. Além de sua dedicação à segurança pública, Edson construiu uma trajetória marcante nas artes e no esporte. Na década de 1970, jogou no Conquista Futebol Clube; em 1983 tornou-se cantor forrozeiro profissional e compositor. Atuou também como Sargento e Comissário de Menores na Casa de Detenção.
Em 1985 como Desportista foi homenageado pelo seu trabalho no esporte local. Seu talento musical e cultural o levou à Casa de Cultura de Vitória da Conquista e a apresentações especiais, como a homenagem à Irmã Dulce na TV Itapuã, atual TV Record, recebendo um livro autografado por ela. Representou a cidade em eventos regionais, incluindo uma apresentação na Praça do Barão do Rio Branco, recebendo o batismo artístico de Luiz Gonzaga. Recentemente, foi homenageado pela inauguração do Campo da Ester e compôs músicas dedicadas à cidade, entre elas a canção Vitória da Conquista, que celebra o amor e a emoção que sente pela cidade.

ARGEU CERQUEIRA SOUZA - Natural de Jequié, Argeu Cerqueira Souza nasceu em 2 de setembro de 1974, filho de Moyseis Souza Silva e Marina Cerqueira Souza. Desde cedo, demonstrou grande talento para o desenho, que o levou a trilhar um caminho profissional ligado à arte e à criação. Ainda jovem, começou a pintar camisas e cartazes, e, movido pela curiosidade e pelo desejo de aprimorar-se, mudou-se para São Paulo para estudar Serigrafia e Design Gráfico. De volta à Bahia, fundou a Serigrafia Cerqueira e, mais tarde, a empresa Arte Vida, especializando-se em Design Gráfico e Produção Visual. Casou-se com Joalce, com quem teve uma filha, Íris Cerqueira.
Em 2014, mudou-se para Vitória da Conquista, onde foi aprovado em concurso público da Prefeitura e passou a atuar como Agente Administrativo, conciliando o trabalho com os estudos em Engenharia Civil. Após concluir a graduação e a pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Argeu foi convidado a integrar a Coordenação de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação, contribuindo com projetos de grande relevância. Foi responsável pelo projeto arquitetônico da nova Escola Antônia Cavalcante da Silva, inaugurada em 2024, considerada uma das mais modernas e bonitas da rede municipal, além de outros projetos que hoje servem de modelo para novas unidades escolares.

MÁRIO SÉRGIO ALVES CARACAS - Mário Sérgio Alves Caracas, nasceu em 12 de janeiro de 1976, no município de Parambu, no Sertão do Ceará. Ainda criança, em 1979, chegou a Vitória da Conquista com sua família, que escolheu esta cidade para viver e prosperar. Formado no Colégio Paulo VI e graduado em Direito pela Fainor, Mário Sérgio construiu uma trajetória marcada pelo esforço, pela fé e pelo amor à família.
Casado há 28 anos com a Dra. Rosamaria Ribeiro Caracas, médica, é pai de Miguel e Jordanna – filhos que refletem seus valores e sua dedicação à educação e ao trabalho. Empresário visionário, é CEO do Supermercado Cana, uma das grandes referências do setor em Vitória da Conquista, gerando empregos, renda e fortalecendo a economia local. Seu nome é sinônimo de ética, compromisso e responsabilidade social. Além da vida empresarial, Mário Sérgio é Mestre Maçom instalado pela Loja Luz e Sabedoria e membro atuante da Igreja Evangélica Verbo da Vida, demonstrando fé, fraternidade e serviço ao próximo.

EVANILDA RUAS NOVAIS FERREIRA – SUZY RUAS - Exemplo de superação, força e amor por Vitória da Conquista. Nascida na zona rural de Belo Campo, na Fazenda Amargoso, cresceu em uma família simples de lavradores e, em 2000, realizou o sonho de viver em Vitória da Conquista, onde construiu sua história de vida e trabalho. Mãe solo e empreendedora, superou a obesidade, as dificuldades financeiras e desafios pessoais, sem nunca desistir de seus sonhos. Proprietária da Suelen Ruas Calçados, marca que nasceu em uma loja de 15m² e hoje conta com lojas de grande porte, ela gera dezenas de empregos.
Em 2015, criou o Suzy Ruas Social, com ações em saúde, esporte, arrecadação de alimentos e projetos de capacitação, beneficiando centenas de famílias. Seu trabalho é marcado pela luta contra o câncer de mama, doença que a fez valorizar ainda mais a vida. Em 2024, concluiu a graduação em Direito. Com o coração repleto de gratidão pela cidade que a acolheu, Suzy Ruas se torna Cidadã Conquistense.

SARAH DANTAS DE OLIVEIRA - Natural de Ipiaú, Bahia, Sarah Dantas de Oliveira nasceu em 1985. Filha de José Pereira de Oliveira e Maria Dantas de Oliveira, veio para Vitória da Conquista em 2002. Casada com Vagner Novais e mãe de Maria Liz e José Vicente, ela construiu sua trajetória profissional na cidade, tornando-se uma empreendedora de sucesso no ramo de estética e beleza, que iniciou em 2012.
Em 2020, inaugurou o Instituto Sarah Dantas, centro de estética avançada e treinamento. Além disso, atua como Instrutora de Yoga e Terapeuta Integrativa, levando saúde e bem-estar à comunidade.

ALAN PASCHOAL SILVA SANTOS - Natural de Paramirim (BA), nascido em 6 de abril de 1980, Alan Paschoal Silva Santos é Médico Urologista, reconhecido por sua atuação ética, técnica e humanizada no Sudoeste Baiano. Filho de João de Deus Santos, taxista, e Deli Silva Rodrigues Santos, cresceu em uma família simples e trabalhadora. Iniciou sua vida profissional como professor, lecionando no Colégio Modelo, em Vitória da Conquista.
Formado em Medicina pela UFBA, fez residência em Cirurgia Geral na Santa Casa da Bahia e especialização em Urologia no Hospital São Rafael, em Salvador. Hoje, atua no corpo clínico dos principais hospitais de Conquista e tem serviços voltados para a comunidade, prestando assistência médica em Poções e Nova Canaã. Casado com Márcia Ferreira e pai de Pedro, Alan Paschoal representa uma nova geração de médicos dedicados à saúde e ao bem-estar do povo conquistense e de toda a região.

EURÍPEDES ALVES BEZERRA - Nasceu em Brasília, no dia 13 de janeiro de 1966. Filho de Gonçalo e Raimunda Neide, casado com Daiane Suelen e atua como Consultor Tributário, construindo uma trajetória marcada pela ética, competência e dedicação ao próximo. Em 1997, a convite do então vice-prefeito de Vitória da Conquista, Edigar Mão Branca, mudou-se para a cidade para exercer o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro do Hospital Geral de Vitória da Conquista.
Em seguida, assumiu o Departamento de Material e Patrimônio do Hospital Geral e a função de Assessor Especial da Diretoria do Hospital. Em 2004, foi convidado a atuar como Diretor Administrativo do Hospital Samur e, em 2008, tornou-se Diretor Geral do Hospital Esa Matos. Em 2021, assumiu a direção da Santa Casa de Misericórdia de Jequié. Seu trabalho em Conquista e região é reconhecido pela dedicação à saúde pública e à gestão de excelência, contribuindo diretamente para a qualidade dos serviços hospitalares.

JERUZA FERNANDES BARBOSA MAGALHÃES CALDEIRA - Nascida em São Paulo, no dia 20 de novembro de 1979, Jeruza Fernandes Barbosa Magalhães Caldeira chegou a Vitória da Conquista aos nove anos de idade, acompanhando os pais conquistenses. Desde então, construiu aqui sua história pessoal e profissional, marcada por dedicação, fé e espírito empreendedor. Formada em Letras com Inglês (UESB) e com especialização em Psicolinguística (UFRJ), Jeruza é referência em Educação. Em 2004, criou o Colégio João de Deus. Casada com Leandro Pereira Caldeira e mãe de Lívia e João. É empresária e atua também na área de comunicação. É Vice-Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Na vida cristã, é líder de louvor e adoração na Igreja Batista do Caminho. A Câmara de Vereadores, através do vereador Márcio de Vivi, concede o Título de Cidadã Conquistense à Senhora Jeruza Fernandes Barbosa Magalhães Caldeira.

MARIZETE CRUZ VIANA DA FRANÇA - Natural de Cruz Viana, mudou-se com a família para Vitória da Conquista em 1983, cidade que adotou como lar e onde construiu uma trajetória marcada pela fé, dedicação e compromisso com o próximo. Formada em Psicologia pela FTC, Marizete também é teóloga e professora. Atuou na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com destaque para a Coordenação do Programa Conquista Criança, e atualmente é Coordenadora de Educação Especial Inclusiva na Secretaria Municipal de Educação, onde desenvolve projetos voltados a crianças e adolescentes com deficiência e transtornos.
Com forte atuação social, é líder da Companhia Kadoshi de Teatro e Dança, projeto da Igreja Batista Nova Sião que há quase 30 anos leva arte, fé e inclusão a escolas, praças e hospitais. Casada com o Professor Robson Silva da França, mãe de Isabella e Ester, Marizete é exemplo de mulher forte e inspiradora, que dedica sua vida à educação, à arte e ao cuidado com o ser humano.

JOSÉ ALMEIDA ROCHA - Natural de Caetité, na Bahia, e nascido em 21 de outubro de 1976. Filho de Marli Almeida Rocha e Edivaldo Brito Rocha. Chegou a Vitória da Conquista em 1999. Casado com a empresária Viviane Rocha, pai de Sérgio Filho e Isabella. Empreendedor. Graduado em Farmácia e Bioquímica (UFBA). Em 2001, abriu a primeira unidade da Farmácia Santa Helena. Hoje a Rede Santa Helena conta com mais de 160 filiais. É também Diretor da Santa Cruz Distribuidora. Empresário e farmacêutico, Sérgio Almeida é referência no empreendedorismo. Conselheiro do Esporte Clube Vitória. Conselheiro e Sócio-proprietário do Clube de Regatas do Flamengo.

SAVÉRIO ARCURI - Natural de Salvador, filho de imigrantes italianos da Sicília, Savério Arcuri nasceu em 11 de setembro de 1960. Formado em Engenharia Mecânica pela UFBA, especializou-se em Estruturas Metálicas e também atuou como professor de Física em tradicionais escolas de Vitória da Conquista. Chegou à cidade em 1986, inicialmente como produtor rural na cafeicultura e, em 1994, realizou o sonho de fundar sua empresa, a COEMIC Estruturas Metálicas, instalada no Distrito Industrial. Sua trajetória é marcada pela inovação e pela excelência no setor de construção civil. Casado com Maria Lúcia Leite Arcuri, pai de três filhos: Savério Filho, Giovanna e Luigi.

MARCO PRISCO CALDAS MACHADO - SOLDADO PRISCO - Nascido em 26 de agosto de 1974, em Feira de Santana, é Policial Militar do Batalhão de Operações Especiais. Foi Diretor-Geral da ASPRA, Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia, com sede em Salvador e representação em várias cidades, incluindo Vitória da Conquista. Participou de importantes conquistas e melhorias para a categoria em diversos estados brasileiros, como Natal, Roraima, Rondônia, Piauí, Maranhão, Ceará e Bahia. Na vida pública, foi Vereador em Salvador e, em seguida, Deputado Estadual por dois mandatos consecutivos. Atuou como Vice-Líder do Bloco Parlamentar DEM/PPS, 3º Secretário da Mesa Diretora e Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho, além de integrar Comissões de Educação, Cultura, Direitos Humanos e Segurança Pública.

ROSE MARY SANDES SAMPAIO - Nascida em 6 de janeiro de 1963, na zona rural de Nova Canaã, região da Sapucaia, Rose Mary Sandes Sampaio é filha de Josias Teixeira Sandes e Maria Santana Sandes. Chegou a Vitória da Conquista em 1974. Formada em Farmácia e Bioquímica (UFBA). Pós-graduada em Saúde Pública (UNEB) e MBA em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar (FGV). Especialista em Hematologia. Sua trajetória é marcada pela dedicação à saúde pública. Foi pioneira na implantação da vigilância sanitária em Conquista. Foi Presidente da APMI. Foi Secretária de Saúde e Diretora da Unidade de Saúde de Atenção à Mulher. Por sua dedicação à saúde e à vida em Vitória da Conquista, Rose Mary Sandes Sampaio se torna Cidadã Conquistense.

GIORLANDO LIMA DA SILVA - JORNALISTA GIORLANDO LIMA - Nasceu em 7 de dezembro de 1961, na cidade de Jacobina, Bahia. É pai de Giorlando Madureira de Lima e Alice Madureira de Lima, ambos nascidos em Vitória da Conquista, cidade onde construiu sua trajetória pessoal e profissional. Iniciou sua carreira na comunicação em 1978, no jornal A palavra, em Jacobina, atuando como revisor e redator-chefe. Passou por veículos como Feira hoje, Correio da Serra e A Tarde, um dos mais importantes jornais da Bahia.
Chegou a Vitória da Conquista em 1984 e, desde então, tem uma história de destaque no jornalismo e na gestão pública. Foi chefe de reportagem e redator da TV Sudoeste, coordenador de comunicação da prefeitura e secretário municipal de comunicação. Dirigiu jornais, revistas e sites, assessorou instituições e consolidou-se como um dos nomes mais respeitados da comunicação conquistense.

MARIA DAS DORES MARQUES DOS SANTOS - JORNALISTA MARIA MARQUES - Nasceu em 5 de junho de 1960, na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Filha de Alfredo Marques dos Santos e Elenir dos Santos, formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1986. Em uma carreira marcante na comunicação, atuou na TV Bandeirantes, TVE, TV Aratu e Rede Bahia, e também como Assessora de Comunicação e Estratégica do Marketing Político. Chegou a Vitória da Conquista em 1999, ao ser aprovada no concurso para professora do Curso de Comunicação da UESB, onde formou mais de 500 profissionais até sua aposentadoria em 2017. Na vida pública, foi secretária de Comunicação nas gestões dos prefeitos Guilherme Menezes, José Raimundo Fontes e Herzem Gusmão, e mais recentemente coordenou a campanha que elegeu a prefeita Sheila Lemos.

ROBERTO AGUIAR DA SILVA - Natural de Caetité, na Bahia, Roberto Aguiar nasceu em 16 de setembro de 1964. Veio para Conquista em 1982. Formado em Ciências da Computação e com pós-graduação em Gestão de Pessoas. Casado com Roseli Santos, pai de dois filhos, Roberto e Ricardo. Empresário do ramo de tecnologia. Fundou a Tecnobit Tecnologia. É diretor da Central de Negócios e atua como consultor de empresas. Foi vice-presidente da CDL e atualmente é Diretor de Desenvolvimento Econômico da ADERJ, Associação de Desenvolvimento Regional de Jequié.

ROBERTO DA SILVA JUNIOR (DUDU) - Natural de Santo Amaro da Purificação. Filho de Roberto da Silva e Rosinete Lima da Silva. Casado com Daniela e pai de Vinícius. Avô de Clara, Catarina e Júlia. Desde 1987, dedica sua vida à defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, sendo um dos grandes disseminadores do Estatuto da Criança e do Adolescente em todo o País. Formado em Geografia e pós-graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Como Superintendente de Advocacy da Childhood Brasil, foi um dos responsáveis pela Lei da Escuta Protegida. Sob sua liderança, Vitória da Conquista se tornou o primeiro município baiano a implantar o Programa de Proteção e Escuta Especializada.

EBER PAIM DO AMARAL JÚNIOR - Natural de Amélia Rodrigues, Bahia, Eber Paim do Amaral Júnior nasceu em 18 de dezembro de 1974. Formado em Administração. Em 2018, chegou a Vitória da Conquista para assumir a Superintendência do Boulevard Shopping. Durante a pandemia, conduziu o empreendimento com equilíbrio e sensibilidade. Sob sua administração, o Boulevard passou a ser palco de grandes eventos e a abrigar importantes instituições de ensino e serviços públicos, como Uninassau, Afya, SAC e Detran. Filho de Eber Paim do Amaral, ex-vice-prefeito de Amélia Rodrigues (in memoriam), e de Neusa Pinto do Amaral, professora aposentada. Casado com Amanda Simes e pai de Amanda Paim, João Paim e Léo Paim.