Imagem Arte, memória e patrimônio: exposição de Sílvio Jessé reabre memorial e celebra tombamento

Arte, memória e patrimônio: exposição de Sílvio Jessé reabre memorial e celebra tombamento

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaMemorial Câmara

11/11/2025 16:08:00


Vitória da Conquista se prepara para uma semana de intensas celebrações culturais e históricas que unem arte, memória e preservação. O ponto alto será a reabertura do Memorial Maneca Santos da Câmara Municipal, que receberá a exposição “Histórias, memórias, lugares”, do renomado artista plástico conquistense Silvio Jessé. Uma prévia da mostra acontece no dia 13, durante a entrega do Título de Cidadão Conquistense, e a abertura oficial será no dia 18 de novembro, data que marca também a celebração do tombamento do prédio histórico da Câmara.

A exposição de Silvio Jessé é um mergulho na memória urbana e arquitetônica de Conquista, reunindo 50 trabalhos em bico de pena que resgatam a arquitetura da cidade desde o início do século XX até os anos 1970. Com um olhar nostálgico e sensível, o artista explica a motivação de seu trabalho.

"Essa exposição reúne 50 trabalhos em bico de pena e é uma continuação de um projeto que comecei ainda nos anos 1990, retratando Vitória da Conquista. A partir de referências raras, fui desenhando os casarios, as ruas e as construções que marcaram a história da cidade. A mostra ‘Histórias, memórias, lugares’ é um retrato da evolução urbana de Conquista, com obras que vão das primeiras igrejas e prédios históricos até construções atuais. É uma forma de mostrar a beleza e as lembranças da cidade” — afirma Silvio Jessé.

Para ele, a arte é uma forma de preservação afetiva e histórica: “Eu desenho Conquista desde menino. Sempre gostei de registrar a cidade, suas casas e ruas. Guardei essas imagens na memória e hoje elas voltam nos meus desenhos. Tenho lembranças vivas do antigo Hotel Conquista, onde hoje é o Banco do Brasil, e de locais marcantes como o Lindóia e a Praça do Gil. São memórias afetivas que inspiram meu trabalho e me fazem querer preservar, pela arte, a história da cidade.” — Silvio Jessé

A mostra de Jessé coincide com a reabertura do Memorial Maneca Santos, revitalizado para acolher documentos, fotografias e obras que resgatam a trajetória do Legislativo e da cidade. A curadoria da exposição foi um trabalho coletivo, orientada pelo professor e pesquisador da história local, Fábio Sena, diretor de Comunicação da Câmara, que destacou a relevância da união entre a arte de Silvio Jessé e o patrimônio da cidade:

“Conseguimos construir essa curadoria de forma coletiva, reunindo contribuições de várias pessoas que trouxeram fotos, histórias e memórias sobre o crescimento de Vitória da Conquista. Ver a arte de Silvio Jessé em diálogo com a reabertura do Memorial e com o tombamento do prédio da Câmara é um momento singular. É a história da cidade contada pelo olhar de um de seus maiores artistas”, afirmou o museólogo.

O dia 18 de novembro será marcado também pelo descerramento da placa de tombamento do prédio da Câmara Municipal, oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural de Vitória da Conquista. Construído em 1910, o edifício é um dos mais importantes exemplares da arquitetura eclética do início do século XX e um marco visual da cidade.

O presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, enfatizou o significado da data para a preservação histórica e cultural. “Convidamos Silvio Jessé, um artista que tanto nos orgulha, para realizar a sua mostra aqui, no exato momento em que celebramos o tombamento do nosso prédio da Câmara, um guardião de nossa memória política e social. O tombamento e a reabertura do Memorial Maneca Santos, com esta exposição, reafirmam o nosso compromisso com a preservação do patrimônio e o incentivo à arte e à cultura local”, disse Ivan Cordeiro.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30