Imagem Câmara promove audiência sobre urgência de política de macrodrenagem em Vitória da Conquista

Câmara promove audiência sobre urgência de política de macrodrenagem em Vitória da Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotícia

10/11/2025 14:00:00


Após as fortes chuvas que atingiram Vitória da Conquista na noite deste domingo (9), a cidade voltou a registrar estragos e transtornos provocados pelas enxurradas. Um veículo, arrastado pela força da água na Avenida Juracy Magalhães, acabou sugado por uma cratera e caindo em um córrego. O motorista, identificado como Gerald Saraiva, funcionário da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu sair do carro e se salvar. 

O episódio reacende o alerta sobre a urgência de medidas estruturais para enfrentar o problema das enchentes e alagamentos que, há anos, afetam diversos bairros do município. Com o objetivo de discutir soluções sustentáveis e planejar ações de longo prazo, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizará, no próximo dia 17, às 19 horas, uma Audiência Pública para debater a implantação de um sistema de Macrodrenagem Urbana. 

A proposta é reunir autoridades técnicas e políticas, instituições públicas, representantes da sociedade civil e cidadãos diretamente impactados pelas chuvas, buscando caminhos para tornar a cidade mais segura e resiliente. Segundo Ivan Cordeiro, presidente da Câmara e autor do requerimento da audiência, nos últimos anos, Vitória da Conquista vem enfrentando recorrentes problemas de alagamentos, enxurradas e degradação da infraestrutura urbana durante o período chuvoso. 

“Esses transtornos têm comprometido a mobilidade, colocado em risco a segurança da população, afetado a saúde pública e causado prejuízos a bens particulares e ao patrimônio municipal. A ausência de um sistema de macrodrenagem eficiente, capaz de captar, conduzir e controlar o escoamento das águas pluviais, é apontada como uma das principais causas desses impactos".

O encontro contará com a presença de representantes da Prefeitura Municipal — incluindo as secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Planejamento — além da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Embasa, Conder, Ministérios Públicos Estadual e Federal, universidades e institutos técnicos (UESB e IFBA), conselhos profissionais (CREA e CAU), conselhos municipais, movimentos comunitários, associações de bairro, ONGs, além de representantes da construção civil, setor imobiliário e moradores de áreas afetadas.


Entre os principais tópicos que serão abordados estão:

Diagnóstico das áreas de risco e pontos críticos de alagamento;

Consequências sociais, econômicas e ambientais da falta de infraestrutura de drenagem adequada;

Impactos das mudanças climáticas sobre a frequência e intensidade das chuvas;

Soluções técnicas em macrodrenagem, como canais, bacias de contenção e pavimentos permeáveis;

Fontes de financiamento, incluindo programas federais, emendas parlamentares e parcerias público-privadas;

Importância da participação social na definição de prioridades e fiscalização das obras.

Os benefícios esperados com os investimentos em macrodrenagem incluem a redução dos alagamentos e enchentes urbanas, valorização de áreas degradadas, preservação ambiental, diminuição dos gastos públicos com emergências, promoção da saúde pública e geração de empregos diretos com as obras de infraestrutura.

"O debate a respeito do sistema de macrodrenagem de Vitória da Conquista não pode ser mais adiado. Ainda mais agora, neste cenário de fortes chuvas que a cidade vem enfrentando. Por isso, estamos convocando e convidando toda a sociedade para uma audiência pública que nós vamos realizar na próxima segunda-feira, dia 17 de novembro, a partir das sete horas da noite, aqui na Câmara de Vereadores. Um diálogo aberto para que possamos definir as prioridades do município daqui para frente em relação à macrodrenagem do nosso município. Ainda mais agora, quando estamos debatendo, tramitando aqui na casa o empréstimo do Finisa 4, no valor de R$ 400 milhões", finalizou o presidente da Câmara.


Por Andréa Póvoas



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30