Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotícia
10/11/2025 14:00:00
Após as fortes chuvas que atingiram Vitória da Conquista na noite deste domingo (9), a cidade voltou a registrar estragos e transtornos provocados pelas enxurradas. Um veículo, arrastado pela força da água na Avenida Juracy Magalhães, acabou sugado por uma cratera e caindo em um córrego. O motorista, identificado como Gerald Saraiva, funcionário da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu sair do carro e se salvar.
O episódio reacende o alerta sobre a urgência de medidas estruturais para enfrentar o problema das enchentes e alagamentos que, há anos, afetam diversos bairros do município. Com o objetivo de discutir soluções sustentáveis e planejar ações de longo prazo, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizará, no próximo dia 17, às 19 horas, uma Audiência Pública para debater a implantação de um sistema de Macrodrenagem Urbana.
A proposta é reunir autoridades técnicas e políticas, instituições públicas, representantes da sociedade civil e cidadãos diretamente impactados pelas chuvas, buscando caminhos para tornar a cidade mais segura e resiliente. Segundo Ivan Cordeiro, presidente da Câmara e autor do requerimento da audiência, nos últimos anos, Vitória da Conquista vem enfrentando recorrentes problemas de alagamentos, enxurradas e degradação da infraestrutura urbana durante o período chuvoso.
“Esses transtornos têm comprometido a mobilidade, colocado em risco a segurança da população, afetado a saúde pública e causado prejuízos a bens particulares e ao patrimônio municipal. A ausência de um sistema de macrodrenagem eficiente, capaz de captar, conduzir e controlar o escoamento das águas pluviais, é apontada como uma das principais causas desses impactos".
O encontro contará com a presença de representantes da Prefeitura Municipal — incluindo as secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Planejamento — além da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Embasa, Conder, Ministérios Públicos Estadual e Federal, universidades e institutos técnicos (UESB e IFBA), conselhos profissionais (CREA e CAU), conselhos municipais, movimentos comunitários, associações de bairro, ONGs, além de representantes da construção civil, setor imobiliário e moradores de áreas afetadas.
Entre os principais tópicos que serão abordados estão:
Diagnóstico das áreas de risco e pontos críticos de alagamento;
Consequências sociais, econômicas e ambientais da falta de infraestrutura de drenagem adequada;
Impactos das mudanças climáticas sobre a frequência e intensidade das chuvas;
Soluções técnicas em macrodrenagem, como canais, bacias de contenção e pavimentos permeáveis;
Fontes de financiamento, incluindo programas federais, emendas parlamentares e parcerias público-privadas;
Importância da participação social na definição de prioridades e fiscalização das obras.
Os benefícios esperados com os investimentos em macrodrenagem incluem a redução dos alagamentos e enchentes urbanas, valorização de áreas degradadas, preservação ambiental, diminuição dos gastos públicos com emergências, promoção da saúde pública e geração de empregos diretos com as obras de infraestrutura.
"O debate a respeito do sistema de macrodrenagem de Vitória da Conquista não pode ser mais adiado. Ainda mais agora, neste cenário de fortes chuvas que a cidade vem enfrentando. Por isso, estamos convocando e convidando toda a sociedade para uma audiência pública que nós vamos realizar na próxima segunda-feira, dia 17 de novembro, a partir das sete horas da noite, aqui na Câmara de Vereadores. Um diálogo aberto para que possamos definir as prioridades do município daqui para frente em relação à macrodrenagem do nosso município. Ainda mais agora, quando estamos debatendo, tramitando aqui na casa o empréstimo do Finisa 4, no valor de R$ 400 milhões", finalizou o presidente da Câmara.
Por Andréa Póvoas