Na sessão ordinária desta sexta-feira (07), a vereadora Gabriela Garrido (PV) fez uso da palavra para manifestar pesar pelo falecimento de Elizabeth Ferreira Lopes (Beta), reconhecida militante do movimento negro e das causas das mulheres em Vitória da Conquista.
“Beta foi uma militante negra, uma militante mulher, muito atuante na nossa cidade. Gostaria de expressar meu profundo pesar à sua família e amigos. Faríamos a homenagem a ela na Câmara, o presidente chegou a autorizar, mas, por questões técnicas, a cerimônia acabou acontecendo na Praça Tancredo Neves”, disse a vereadora.
Em sua fala, Gabriela também comemorou uma importante conquista para os trabalhadores brasileiros: a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais. “Essa é uma vitória importante. É um dinheiro que o trabalhador deixa de pagar em impostos e passa a ter para si, para gastar, movimentando a economia. Que a tributação no Brasil continue avançando nesse sentido, de forma justa. Quem ganha mais, paga mais; quem ganha menos, paga menos”, destacou.
A vereadora ainda abordou a situação da saúde pública municipal, especialmente os atendimentos de urgência e emergência realizados pelos hospitais conveniados Unimec e São Vicente, que têm enfrentado dificuldades e longas esperas.
Segundo Gabriela, após reunião com a secretária de Saúde, Fernanda Maron, foi informado que, enquanto a situação dos hospitais não é regularizada, quatro unidades de saúde estão funcionando com horário estendido, das 17h às 22h, para atender a população, a exemplo da unidade Adelmário Pinheiro, Régis Pacheco, e Nova Cidade. “Essa informação é importante, porque muitas pessoas têm nos procurado para saber sobre o funcionamento dos postos à noite. É uma medida temporária, mas que ajuda a desafogar o atendimento de urgência e garantir mais acesso à população”, concluiu a vereadora.
Por Camila Brito