Dudé anuncia a 1ª Procissão de Sanfoneiros de Vitória da Conquista
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaLuis Carlos DudéUNIÃO BRASIL
07/11/2025 10:30:00
Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (7), o vereador Luís Carlos Dudé (UB) fez um pronunciamento em defesa da valorização da cultura nordestina e anunciou a realização da primeira Procissão de Sanfoneiros de Vitória da Conquista, evento que acontecerá no dia 13 de dezembro, data em que se celebra o Dia de Santa Luzia e o aniversário de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, que completaria 113 anos se estivesse vivo.
O parlamentar destacou o simbolismo da data e a importância do evento como forma de preservar e celebrar as tradições culturais do Nordeste. “No dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia e aniversário de Luiz Gonzaga, faremos, com o apoio desta Casa, a primeira procissão de sanfoneiros de Vitória da Conquista. Vamos sair da Alameda do Celso, aos pés de Nossa Senhora das Vitórias, percorrendo as ruas da cidade com sanfoneiros e sanfoneiras que fazem a história da nossa joia do sertão baiano”, anunciou Dudé.
O vereador ressaltou que o evento tem o propósito de resgatar as raízes culturais e valorizar os artistas locais. “Precisamos cultivar as nossas raízes nordestinas, dar valor aos sanfoneiros, triangueiros e zabumbeiros da nossa cidade. Essa procissão é uma forma de reconhecer e manter viva a nossa identidade cultural”, afirmou.
Dudé também revelou que o movimento cultural terá continuidade com uma viagem ao Museu do Gonzagão, em Exu (PE), e ao Juazeiro do Norte (CE), como parte de uma homenagem aos grandes ícones da cultura nordestina. “Isso é resgatar a nossa história, é contemplar a cultura nordestina. Vamos levar os sanfoneiros de Vitória da Conquista até o Museu do Gonzagão e ao Padrinho Padre Cícero, para trazer de lá as bênçãos e reforçar o nosso compromisso com a cultura do nosso povo”, destacou.
A 1ª Procissão de Sanfoneiros de Vitória da Conquista promete reunir músicos de toda a região e marcar o calendário cultural da cidade como uma celebração à fé, à música e à tradição nordestina.
Anuska Meirelles