Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaEncontro de Comunicação Legislativa
29/10/2025 00:00:00
Foi aberto na manhã desta quarta-feira (29), no auditório do CEMAE, o 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia, reunindo representantes de diversos municípios da região Sudoeste. O evento contou com auditório lotado, demonstrando o interesse e a relevância do tema para o fortalecimento da comunicação pública e do papel do Legislativo nos municípios.
O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Ivan Cordeiro(PL), destacou a importância da comunicação no trabalho parlamentar e agradeceu a presença das autoridades, colegas vereadores e profissionais da área. “A comunicação é fundamental para a atividade parlamentar, para a garantia dos direitos constitucionais do cidadão e para o debate sobre o desenvolvimento dos municípios. É através dela que tudo acontece”, afirmou.
Ivan também agradeceu a presença do vice-prefeito e prefeito em exercício, Dr. Aloísio Alan, do presidente da Câmara de Potiraguá, Raul Santos, e do diretor financeiro da Fundação Paulo Jackson, Almir Pereira, além dos demais colegas parlamentares. “Esse é um evento da Câmara e para todos nós vereadores. Ficamos felizes com a participação de tantos representantes da região”, completou.
Comunicação como ferramenta democrática: O diretor de Comunicação da Câmara, jornalista Fábio Sena, ressaltou que o termo “encontro” reflete o verdadeiro objetivo do evento, que é promover a troca de saberes e a integração entre os profissionais da comunicação e o poder legislativo. “O nosso objetivo é democratizar a democracia. Fazer com que a comunicação não seja apenas marketing eleitoral, mas um processo de construção de cidadania política, cultural e social. Precisamos que todas as camadas da sociedade tenham acesso à informação de qualidade sobre o trabalho do Legislativo”, destacou.
Fábio também ressaltou que a Câmara de Vitória da Conquista vem trabalhando para consolidar uma comunicação inclusiva e acessível, alcançando tanto a zona rural quanto os bairros urbanos.
O presidente da Câmara de Potiraguá, Raul Santos (Raul Dedé), elogiou a iniciativa e lembrou a importância de Vitória da Conquista para o desenvolvimento regional. “Vitória da Conquista representa um polo, uma capital do interior. Esse tipo de evento fortalece a integração e o aprendizado entre os municípios. Viemos de longe, saindo às 5h da manhã, mas vale cada minuto. É uma oportunidade de imersão, de troca e de fortalecimento do nosso trabalho”, afirmou.
A presidente da Câmara de Aracatu, Juliana Maia, também destacou o papel da comunicação legislativa na aproximação com a população. “A comunicação legislativa vai muito além de publicar leis e projetos. Ela leva à população o que é discutido dentro do plenário e impacta diretamente a vida das pessoas. Esses dois dias de aprendizado significam ganhos para nós, vereadores, mas principalmente para o povo, que passa a ter uma comunicação mais clara e efetiva com o poder público”, ressaltou.
TV Câmara de Vitória da Conquista: O diretor financeiro da Fundação Paulo Jackson, Almir Pereira, responsável pela TV e Rádio ALBA, fez um anúncio especial durante o evento: a Câmara de Vitória da Conquista terá o seu próprio canal de televisão, como parte do programa Brasil Digital, do Governo Federal, em parceria com o Ministério das Comunicações.
“Já está autorizado o canal virtual 7, que integrará a rede legislativa de comunicação junto à TV ALBA, à TV Câmara Federal e ao Senado. A Câmara de Vitória da Conquista terá um importante instrumento para se comunicar diretamente com a população, transmitindo sessões, audiências e programações locais”, informou Almir.
O vice-prefeito, Dr. Aloísio Alan, reforçou a importância do encontro e da importância de deixar legados. “Aproveitem esse momento. Estarei aqui acompanhando as palestras, porque eventos como esse acrescentam muito conhecimento e fortalecem a gestão pública”, disse.
O encontro segue com uma programação de dois dias de palestras, oficinas e mesas de debate voltadas à comunicação pública, transparência, cidadania e inovação digital no Legislativo.
Por Camila Brito