Bibia critica atraso nas ações de enfrentamento à seca
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaEdjaime Rosa - BibiaUNIÃO BRASIL
22/10/2025 11:15:00
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 22, o vereador Edjaime Bibia (União Brasil) voltou a cobrar explicações sobre os recursos anunciados pelo Governo do Estado e por deputados estaduais destinados à limpeza e construção de pequenas aguadas na zona rural de Vitória da Conquista.
O parlamentar lembrou que há poucos meses foi divulgado o investimento de R$ 2 milhões para execução das obras, mas, segundo ele, até o momento nenhuma ação efetiva foi realizada, mesmo com o início do período chuvoso. “Na sessão passada eu já havia alertado que o tempo de chuva estava chegando e que os barreiros continuavam entulhados. Agora a chuva veio, mas as obras não foram feitas. Quero saber: para onde foi esse dinheiro? O que foi feito com os recursos destinados para limpar e construir pequenas aguadas na zona rural?”, questionou o vereador.
Bibia também criticou a demora da prefeitura municipal em realizar a limpeza dos reservatórios, destacando que a falta de planejamento compromete o armazenamento de água para o período de estiagem. “O pau que dá em Chico dá em Francisco. A prefeitura também atrasou as obras. Agora, com as chuvas, a água está caindo em cima dos entulhos. Esses pequenos açudes não vão segurar o suficiente para o próximo ano, quando chega a seca. Temos dois ou três meses de chuva e até oito meses de seca. Se não cuidarem disso, o homem e a mulher do campo vão continuar sofrendo”, alertou.
O vereador destacou ainda as dificuldades enfrentadas pelos moradores das comunidades mais distantes, que dependem de caminhões-pipa para o abastecimento de água. “Tem gente lá no povoado de Roseira que precisa rodar mais de cinquenta quilômetros para buscar água. É uma viagem de três horas por dia. Enquanto isso, não se investe em aguadas maiores que poderiam garantir o sustento das famílias e dos animais. Isso é falta de compromisso”, afirmou.
Bibia reforçou o pedido para que a Câmara e os demais vereadores também cobrem respostas sobre a destinação dos recursos anunciados, enfatizando que é preciso garantir transparência e eficácia na aplicação do dinheiro público. “Não é cobrança só de Bibia, é de todos nós. Os deputados disseram que o dinheiro existia. Então queremos saber onde está. O povo do campo merece respeito, merece obras que tragam resultado e dignidade”, concluiu.
Por Camila Brito