Imagem Nelson de Vivi alerta para a grave falta d’água e cobra conclusão da barragem do Catolé

Nelson de Vivi alerta para a grave falta d’água e cobra conclusão da barragem do Catolé

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaNelson de Vivi PSDB

17/10/2025 10:45:00


Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (17), o vereador Nelson de Vivi (PSDB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para fazer um alerta sobre a situação crítica da falta d’água no município e na zona rural. O parlamentar destacou a gravidade da estiagem e cobrou do Governo do Estado a conclusão das obras das barragens do Rio Catolé e do Rio Pardo, prometidas há quase duas décadas.

Ele relatou as dificuldades enfrentadas pela população em diversas localidades. “Vitória da Conquista e região passam por um período grande de estiagem, com escassez de água e muita dificuldade em toda a zona rural e até dentro da cidade. Há bairros que ficam uma semana sem cair água, e as reclamações sobre o atendimento da Embasa são constantes”, afirmou.

O vereador destacou que comunidades como Iguá, Bate-Pé, José Gonçalves e Limeira estão entre as mais afetadas, com cisternas secando e poços em níveis críticos, o que tem aumentado a demanda sobre a Defesa Civil e a Prefeitura, responsáveis pelo abastecimento emergencial com caminhões-pipa.

“Todos os dias recebemos várias ligações pedindo socorro por conta da falta d’água. O atendimento com caminhão-pipa é insuficiente. Leva água hoje, com três dias a água acaba, e a comunidade volta a ligar pedindo ajuda. Não há caminhões em número suficiente para atender uma zona rural do tamanho da nossa, que é uma das maiores da Bahia”, pontuou.

Nelson de Vivi também criticou as repetidas promessas de construção da Barragem do Rio Catolé, que, segundo ele, já se estendem por quatro governos estaduais sem conclusão. “O governo prometeu no primeiro mandato de Jaques Wagner, no segundo, depois com Rui Costa, e agora com Jerônimo. Já são 20 anos de promessa e a obra não foi concluída. Vitória da Conquista é uma cidade em franco desenvolvimento e não pode passar por esse vexame de não ter água. A água é o que há de mais básico para o ser humano”, declarou.

O parlamentar ainda ressaltou a importância estratégica das barragens do Rio Catolé e do Rio Pardo para o futuro do município. “Essas duas obras resolveriam o problema da falta d’água pelos próximos 50 anos. A do Catolé garantiria o abastecimento humano, e a do Rio Pardo permitiria o crescimento da indústria e da agricultura, com irrigação e geração de emprego. Sem elas, Conquista continuará enfrentando os mesmos gargalos”, alertou.

Encerrando seu pronunciamento, Nelson de Vivi reforçou o apelo por ações efetivas do Estado e da União para enfrentar o problema da estiagem. “O volume de caminhões e as ações emergenciais não resolvem. É preciso planejamento, investimento e compromisso com a nossa gente. A barragem do Catolé é urgente, é uma questão de sobrevivência”, concluiu o vereador.

Anuska Meirelles


Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Outubro 2025
17

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31