Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaSubtenente Muniz
17/10/2025 08:30:00
Em mais um passo importante para o fortalecimento do setor industrial em Vitória da Conquista, representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (AINVIC), do 7º Batalhão de Bombeiros Militar e de secretarias municipais se reuniram na tarde desta quinta-feira (16) com a Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.
O encontro aconteceu na sede do Legislativo Municipal e teve como foco a construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas indústrias da cidade, especialmente no que se refere à regularização e licenciamento.
Segundo Antônia da Rocha, gerente de Relações Institucionais da FIEB, a reunião marca a continuidade de um processo iniciado anteriormente com a Câmara: "Na primeira reunião definimos uma pauta prioritária, que era justamente este encontro com o Corpo de Bombeiros, as secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura. Hoje foi o primeiro momento de diálogo para expor as dificuldades do segmento industrial", destacou Antônia.
Entre os encaminhamentos práticos do encontro, foi definido um workshop com as indústrias associadas à AINVIC, a construção de uma cartilha orientadora sobre licenciamento – em parceria com o SESI – e o início da integração dos sistemas Fênix (do Corpo de Bombeiros) e Tudo Fácil (da Secretaria de Desenvolvimento Econômico), o que promete desburocratizar e agilizar os processos para os empreendedores do setor.
Para Alvino Brito, da assessoria executiva da AINVIC, o encontro representa um passo estratégico: "É essencial que os entes interessados no setor produtivo se unam para regularizar processos, dar segurança jurídica e técnica para as indústrias, não só no distrito industrial, mas em toda a cidade. O objetivo é esse: reunir órgãos técnicos e administrativos em prol do desenvolvimento".
O vereador Subtenente Muniz, membro da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Câmara, ressaltou o papel do Legislativo na articulação entre os diferentes atores envolvidos: “Nosso objetivo é alinhar procedimentos e contribuir com o desenvolvimento da indústria e do comércio em nossa cidade, ouvindo as necessidades do setor e oferecendo suporte institucional".
Já o Capitão Ramos, do 7º Natalhão do Corpo de Bombeiros, enfatizou a importância do diálogo e da construção de um entendimento comum: “Nosso papel aqui é esclarecer como funciona o processo de regularização das indústrias junto ao Corpo de Bombeiros e outros órgãos municipais. A reunião foi produtiva e já temos um planejamento para 2026, incluindo um workshop para industriais com foco em segurança contra incêndio e exigências legais”.
O encontro mostra que a articulação entre setor público, entidades de classe e empresariado pode gerar ações concretas para fomentar o desenvolvimento industrial, com mais segurança, agilidade nos trâmites legais e apoio técnico. A expectativa é que os desdobramentos dessa iniciativa tragam ganhos significativos para a economia local.
Por Andréa Póvoas