Imagem Conhecimento que Conquista: Câmara premia pesquisadores e celebra produção acadêmica local

Conhecimento que Conquista: Câmara premia pesquisadores e celebra produção acadêmica local

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaAlexandre Xandó

14/10/2025 22:47:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, na noite desta terça-feira (14), a cerimônia de entrega do Prêmio Conhecimento que Conquista, iniciativa que reconhece e valoriza produções acadêmicas voltadas à realidade do município. A premiação, iniciativa do mandato vereador Alexandre Xandó (PT), tem como objetivo incentivar o pensamento crítico, a inovação e o compromisso social por meio da pesquisa científica.

As inscrições para o prêmio foram encerradas em 28 de setembro, com mais de 50 trabalhos submetidos, abrangendo temas das ciências humanas às engenharias. A Comissão Avaliadora foi composta por professores das universidades UNEB, UFBA e UESB, garantindo a diversidade de perspectivas e a qualidade técnica na escolha dos vencedores.

Para o vereador Alexandre Xandó, o prêmio reforça o papel do Legislativo na valorização do conhecimento e no estímulo à reflexão crítica sobre o município. O parlamentar ressaltou que o Prêmio Conhecimento que Conquista é fruto de um trabalho coletivo e representa uma forma de valorizar a produção científica e acadêmica. “O projeto busca tirar as pesquisas das prateleiras e aproximar o conhecimeno produzido nas universidades da comunidade”, defendendo também uma relação mais direta entre o poder público e as instituições de ensino superior.

Representando a juventude universitária, João Pedro Coutinho, estudante e vice-presidente da UEB, destacou a importância simbólica do prêmio para os estudantes e pesquisadores locais. “Ocupar esse espaço institucional é um ato político. É a juventude organizada que acredita na transformação, dizendo em voz alta que a universidade pública é uma trincheira de luta e de esperança. O conhecimento que nasce do povo e volta para o povo é revolucionário”, afirmou João Pedro.

A articuladora cultural e social Laiz Souza, do Kilombeco de Vó Dôla e cofundadora da Biblioteca Comunitária Kilombeco, também participou da cerimônia. Em sua fala, ela destacou o poder transformador da educação em sua trajetória. Laís contou que saiu do bairro Pedrinhas, onde trabalhava como catadora de material reciclável, e hoje é estudante da Uesb — a primeira de sua comunidade a ingressar em uma universidade. 

“O conhecimento mudou a minha vida, a realidade do bairro Pedrinhas e de toda uma comunidade”, afirmou Laís, ao lembrar que a biblioteca Kilombeco tem promovido a transformação social no território por meio da educação, da cultura e do esporte, com iniciativas como o cursinho pré-vestibular quilombola Mãe Fátima de Xangô.

O professor José Jackson Reis dos Santos, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e integrante da comissão avaliadora do prêmio, também ressaltou o papel das universidades e da pesquisa na transformação social. “O movimento de pesquisa não muda apenas a realidade - ele também transforma quem pesquisa. Esse prêmio celebra todas as pesquisas, não apenas as seis vencedoras, porque cada uma delas carrega um potencial de transformação social e de contribuição para políticas públicas”, afirmou o professor, destacando ainda a importância do diálogo entre universidade e poder público.

Elias Alberto Tomás, professor de cinema e audiovisual no Instituto Superior de Artes e Cultura de Moçambique, compartilhou sua trajetória acadêmica e profissional, marcada pela dedicação ao ensino e à pesquisa em audiovisual. Formado em 2018, ele foi selecionado pela própria instituição onde estudou para lecionar o curso de cinema, destacando-se pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos. 

Atualmente, cursa mestrado em Ensino na Uesb, por meio de um memorando de entendimento entre as duas instituições, e já concluiu uma especialização em Psicopedagogia para o Ensino Superior. Segundo Elias, iniciativas como o Prêmio Conhecimento que Conquista fortalecem a comunidade acadêmica e incentivam a continuidade da produção científica. “É por meio de ações como esta que nós, acadêmicos, continuamos produzindo, pesquisando e compartilhando conhecimento, contribuindo para transformar realidades e aproximar povos”, afirmou.

Greissy Leôncio Reis, presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp), ressaltou a importância de iniciativas que reafirmam o papel das universidades e do conhecimento científico na sociedade. Em sua fala emocionada, ela destacou a universidade pública como um instrumento de transformação e redução das desigualdades sociais. “Valorizar a pesquisa e o conhecimento é também valorizar a universidade e os sujeitos que a fazem acontecer. A universidade pública ainda é um sonho para muitos — e foi um sonho realizado na minha vida”.

Nesta edição, seis pesquisadores e pesquisadoras foram premiados por suas relevantes contribuições em diferentes áreas do conhecimento. Os trabalhos apresentados abordam desde questões ambientais e culturais até políticas públicas e educação inclusiva. Confira os vencedores:

• Eduardo Silveira Bernardes, autor da pesquisa “Água subterrânea e as áreas alagadiças: funções ambientais”;

• Ana Luiza Santos Freitas, com o estudo “Telemonitoramento em Saúde Mental Infantojuvenil: conquistas e desafios para sua implementação”;

• Renata Pereira Sousa Brandão, autora da pesquisa “Percepções de professoras do Atendimento Educacional Especializado sobre o trabalho docente em salas de recursos multifuncionais no município de Vitória da Conquista”;

• Adriana Oliveira Xavier, com o trabalho “A prática de construção da identidade da criança negra nos anos iniciais: o caso da escola quilombola no território da Lagoa de Maria Clemência”;

• Lázaro Lacerda Rocha, autor da pesquisa “Oficina Fuxico: readequação do Teatro Carlos Jehovah e Mercado de Artesanato Rachel Flores em centro cultural”;

• Alice Caires Lima da Silva, com o estudo “Efetividade da Lei Nº 13.431/2017: análise do funcionamento do Complexo de Escuta Protegida de Vitória da Conquista/BA e sua conformidade com o Manual do Fluxo de Atendimento Integrado”.

Durante a solenidade, os autores dos trabalhos premiados foram convidados a compor a mesa de honra e compartilhar brevemente suas pesquisas, demonstrando o impacto e a relevância social das produções acadêmicas conquistenses.

Os trabalhos vencedores serão enviados à Câmara em formato digital e poderão ser utilizados para fins de divulgação científica e apoio à formulação de políticas públicas municipais.

Anuska Meirelles e Jenifer Vital 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Outubro 2025
17

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31