Em seu discurso na sessão desta quarta-feira, 8, o vereador Adinilson Pereira (UB) chamou a atenção para a necessidade urgente de intervenções de segurança nos trechos das rodovias que cortam a cidade, especialmente nos pontos que têm registrado altos índices de acidentes e mortes.
“Nós debatemos aqui o trevo do Sabão Teiú, que foi nomeado o trevo da morte. As discussões pararam, e os acidentes também diminuíram, mas nenhuma intervenção foi feita por parte dos responsáveis. Não podemos calar. É preciso que o DNIT tome imediatamente as providências naquele trecho”, alertou.
O vereador lamentou o recente falecimento da jovem Júlia Dutra, de 20 anos, vítima de um grave acidente na BR-415, e destacou que somente manifestações populares não são suficientes sem a ação efetiva das autoridades competentes. “A família fez uma manifestação ali na região do trevo, mas não pode ficar só nisso. É preciso que as autoridades tomem as devidas providências para evitar novas tragédias”, afirmou.
Adinilson também cobrou o cumprimento da lei municipal de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito com motocicletas, de sua autoria, aprovada pela Câmara, mas ainda sem execução prática. “Temos uma lei aprovada nesta Casa que trata da conscientização e prevenção de acidentes de moto, mas, infelizmente, ela não está sendo cumprida. É preciso que a Prefeitura, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar e demais órgãos façam uma campanha educativa permanente, porque os acidentes estão ceifando vidas e sobrecarregando os hospitais”, pontuou.
Além do tema da segurança viária, Adinilson destacou sua atuação em defesa da educação, informando que enviou indicação ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação para a construção de uma nova escola no bairro Lagoa das Flores e adjacências, regiões que vêm crescendo rapidamente. “A escola existente já não suporta mais a quantidade de alunos. Por isso, indicamos a necessidade de uma nova unidade escolar para atender à demanda crescente daquela comunidade”, explicou.
Por Camila Brito