Imagem Rádio Câmara: Dia Nacional do Surdo é marcado por reflexões sobre a luta por inclusão

Rádio Câmara: Dia Nacional do Surdo é marcado por reflexões sobre a luta por inclusão

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaRádio Câmara FM 90.3

26/09/2025 13:40:00


Nesta quinta-feira (26), data em que se comemora o Dia Nacional do Surdo, o programa Fala Conquista, da Rádio Câmara de Vitória da Conquista (90.3 FM), recebeu Jaqueline França, gerente da Central de Interpretação de Libras, para uma conversa sobre os direitos da comunidade surda e os serviços de acessibilidade oferecidos no município.

Durante a entrevista, Jaqueline ressaltou a importância de profissionais capacitados para atender pessoas surdas, especialmente em órgãos públicos. Segundo ela, a legislação brasileira exige que ao menos 5% dos servidores estejam habilitados em Libras, mas essa meta ainda está longe de ser alcançada. “Infelizmente, não temos esse número. É uma dificuldade generalizada. Por isso, promovemos cursos de Libras para profissionais da saúde e de outras áreas que tenham interesse em aprender e oferecer um atendimento mais humanizado e acessível”, explicou.

Ela destacou o aumento da procura por cursos de Libras por parte de psicólogos, que têm buscado qualificação para atender pacientes surdos. “Isso é muito importante. Quando o profissional não sabe Libras, fazemos o encaminhamento para a Central, que envia um intérprete para realizar a mediação da comunicação no atendimento. Esse é um serviço gratuito, oferecido pela Prefeitura de Vitória da Conquista”, completou.

A gerente ainda comentou sobre a dificuldade financeira enfrentada por muitas pessoas surdas para custear intérpretes particulares. “Nem todo mundo pode pagar. Por isso, o serviço público é essencial para garantir o acesso a direitos básicos”.

Jaqueline também defendeu a inclusão da Língua Brasileira de Sinais no currículo escolar obrigatório. “Assim como temos o inglês nas escolas, sonhamos em ver a Libras como disciplina obrigatória. Já existe uma PEC tramitando no Senado com esse objetivo. Libras é uma língua, visual e motora, criada pelos próprios surdos brasileiros. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ela não é universal. Para se comunicar com surdos de outros países, é necessário aprender suas respectivas línguas de sinais”.

Programação especial para a comunidade surda

Para marcar a data, a Central de Interpretação de Libras, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), promove nesta sexta-feira uma programação especial. A partir das 13h30, no Planetário, haverá palestras e uma roda de conversa sobre o protagonismo e a visibilidade da pessoa surda. A programação também inclui uma sessão especial no Planetário, acessível com intérprete de Libras, pensada tanto para o público surdo quanto para os ouvintes. 

À noite, às 19h, será realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores com o tema da acessibilidade e direitos da comunidade surda. Jaqueline finalizou a entrevista com um convite: “É muito importante que não só os surdos, mas também seus familiares, amigos, professores e todos que se interessem pela causa participem. Teremos acessibilidade também para ouvintes, com intérpretes de voz. Vai ser uma tarde maravilhosa e uma noite importante de diálogo”.

Ela também aproveitou para agradecer à coordenadora do Planetário, Tina, por ter preparado com carinho a programação especial para o público surdo. “Eles merecem esse espaço de visibilidade e respeito”.


Por Andréa Póvoas



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Outubro 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31