Na sessão ordinária desta quarta-feira (24), a vereadora Viviane (PT) destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 35 anos de existência desde sua consolidação na Constituição de 1988 e regulamentação em 1990. Em sua fala, a parlamentar ressaltou o papel fundamental do SUS para o povo brasileiro, classificando-o como um patrimônio nacional.
“É um sistema gratuito que passa por vacinas, laboratórios, hospitais universitários, transplantes, tratamento de HIV, entre outros. Como diz sua legenda, é único no mundo. Não existe em nenhum país um projeto como esse, que tanto faz pela população”, afirmou Viviane. Ela relembrou ainda o protagonismo do SUS durante a pandemia de COVID-19, mesmo diante das fake news e ataques ao sistema. “O SUS resistiu e se manteve firme, salvando vidas”, completou.
A vereadora também reforçou que mesmo quem possui plano de saúde se beneficia do sistema público. “A vigilância sanitária, por exemplo, é SUS. É por isso que dizemos: viva o povo brasileiro por esse patrimônio”.
Atuação política e mobilização popular
Viviane também relatou sua participação em uma mobilização realizada no último domingo, no bairro Brasil, contra a chamada “PEC da Blindagem” — também apelidada de “PEC da Anistia” ou “PEC da Bandidagem”. Segundo a vereadora, o ato foi uma oportunidade para discutir pautas de interesse popular.
Entre os temas debatidos, Viviane citou o fim da jornada de trabalho 6x1, que dificulta a convivência familiar, além da defesa da proposta de taxação dos super ricos e da isenção do imposto de renda para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil. “Precisamos construir um país mais justo, com qualidade de vida para quem trabalha e mais responsabilidade para quem concentra riquezas”, declarou.
Por Andréa Póvoas