Nelson de Vivi aponta possível retorno da empresa ViaBahia sob novo nome
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaNelson de Vivi PSDB
19/09/2025 11:50:00
Durante a sessão ordinária desta sexta-feira, 19, o vereador Nelson de Vivi (PSDB), fez um pronunciamento crítico ao abordar novamente o tema da ViaBahia, antiga concessionária responsável pela BR-116 e BR-324, lamentando as consequências da má-gestão da empresa e a omissão do poder público no cumprimento das obrigações contratuais. “A empresa que ganhou a licitação para a exploração da rodovia que vai de Salvador até Minas Gerais assaltou o baiano e não viu as ondas”, afirmou o vereador.
Nelson destacou que a ViaBahia operou por 14 anos sem cumprir as obrigações de duplicação da rodovia, o que, segundo ele, resultou em centenas de mortes e um prejuízo incalculável para a população. Ele também questionou a atuação do governo na fiscalização do contrato. “O governo, por sua parte, fez vista grossa, não fiscalizou. Causou a morte de muitas pessoas”, declarou.
O parlamentar chamou atenção para o fato de a empresa, ao encerrar suas atividades, ter recebido uma indenização de R$ 900 milhões, o que classificou como um “prêmio” indevido. E alertou ainda sobre informações de que a mesma empresa poderia estar participando da nova licitação com outro nome, prática que ele classificou como fraude. “A ViaBahia mudou o nome de outra empresa e vem para ganhar a licitação novamente. Possivelmente o conluio já está feito para ser a ganhadora. Esses processos são feitos por essas duas vias: uma empresa que vem para assaltar e um governo que vem para fazer conluio”, concluiu.
Por Camila Brito