Luciano Gomes cobra fiscalização de descarte ilegal de lixo: “Cidade mais limpa é a que menos suja”
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaLuciano GomesPCdoB
19/09/2025 11:45:00
Na sessão ordinária desta sexta-feira (19), o vereador Luciano Gomes (PCdoB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para alertar sobre o descarte ilegal de entulho e lixo no município, com destaque para o bairro Vila Elísia e a Estrada da Limeira.
“Ontem estive no bairro Vila Elísia e o que presenciei é algo absurdo: pessoas que muitas vezes não são do bairro chegam e fazem descarte ilegal nas vias públicas. O que causa é mau cheiro, entulho, e os moradores são obrigados a conviver com isso diariamente. Vi mais de 10 animais mortos e um mal cheiro terrível”, afirmou o vereador.
Luciano Gomes destacou que casos como esses não são isolados e que até empresas de grande porte, ao tentarem economizar, realizam descartes irregulares. “Recentemente uma empresa grande foi obrigada a recolher entulho na Estrada da Limeira porque nós cobramos. Mas aqueles que não têm placa, nome ou CNPJ continuam a agir clandestinamente, e é inadmissível que isso aconteça em nossa cidade”, disse.
O vereador enfatizou a necessidade de atuação conjunta entre a comunidade, os vereadores e a prefeitura para coibir essas práticas. “Precisamos fiscalizar e garantir que as pessoas que agem de forma irregular sejam denunciadas. Uma cidade mais limpa não é a que mais se limpa, é a que menos se suja”, destacou.
Luciano Gomes também agradeceu ações recentes e reforçou a importância de planejamento para o desenvolvimento da cidade. “Quero parabenizar o vereador Xandó pela audiência pública realizada ontem e também dizer que estive com o deputado João Bacelar em Salvador, debatendo a destinação do antigo aeroporto de Vitória da Conquista. O governador Jerônimo já se mostrou disposto a construir o centro de convenções, o que será muito importante para o crescimento do município”, afirmou.
O vereador finalizou seu pronunciamento reforçando o papel da Câmara e da comunidade no cuidado com o município: “Precisamos tomar as melhores decisões para garantir os direitos do povo e somar ao desenvolvimento da cidade. Muito obrigado e que Deus nos abençoe”, concluiu.
Anuska Meirelles