Imagem Associação dos Guardas Municipais questiona legalidade de projeto que cria Secretaria de Segurança Pública

Associação dos Guardas Municipais questiona legalidade de projeto que cria Secretaria de Segurança Pública

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia

19/09/2025 10:05:00


Na sessão desta sexta-feira (19), a Tribuna Livre da Câmara foi ocupada por Vitória Xavier, representante jurídica da Associação dos Guardas Municipais de Vitória ada Conquista, que se posicionou de forma crítica e técnica em relação ao Projeto de Lei Complementar nº 34/2025, que propõe a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Em sua fala, Vitória destacou o compromisso da Guarda Municipal com a população conquistense e expressou preocupação com o que classificou como um possível esvaziamento da instituição caso o projeto seja aprovado da forma como está. "Ao contrário do que é colocado no projeto, a pretensão de modernização do sistema de gestão municipal ofende princípios constitucionais, básicos e dispositivos da lei federal, o que é inadmissível", afirmou.

Ela frisou que não se opõe à criação da secretaria, mas discorda dos moldes propostos, especialmente no que diz respeito à subordinação da Guarda Municipal à nova pasta. Ressaltando que essa proposta fere a Lei Federal nº 13.022/2014, que estabelece o Estatuto Geral das Guardas Municipais. “Esses órgãos precisam ser próprios, permanentes e, principalmente, autônomos. Subordinar a corregedoria e a auditoria da Guarda Municipal à Secretaria, com livre nomeação pelo Secretário, é uma afronta direta à Lei Federal”, explicou.

Em sua fala, Vitória ainda criticou artigos específicos do projeto, com destaque para os artigos 11, §2º e 14, §2º, os quais autorizam que os cargos de corregedor e ouvidor sejam de livre nomeação por parte do futuro secretário da pasta. “Trata-se de uma verdadeira agressão jurídica”, disse, ao defender a manutenção da autonomia funcional da Guarda. Ela também pontuou que a proposta beneficia uma lógica de cargos por indicação, o que, em sua visão, "não representa os interesses da população nem dos guardas municipais".

Vitória reforçou a importância da Guarda Municipal e pediu responsabilidade aos parlamentares na análise da proposta: “Dou voz a eles e peço que analisem com cuidado cada trecho, cada artigo e cada proposta ali presente. Inclusive, o aditamento ao projeto que estamos apresentando, para que, ao final, possamos contribuir com algo verdadeiramente positivo para nossa cidade.”

Por Camila Brito


Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Outubro 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31