Edivaldo Júnior defende leilão da Emurc e destaca importância da COSIP
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaEdivaldo Ferreira Jr.PSDB
12/09/2025 11:25:00
Na sessão desta sexta-feira (12), o vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB) elogiou o discurso do colega Ricardo Babão, que esclareceu dúvidas sobre a venda dos terrenos pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc). Ferreira Júnior ressaltou que a venda acontecerá por meio de um leilão, fruto de uma permuta autorizada por projeto de lei votado no ano passado. “É uma desonestidade intelectual quem votou a favor do PL no ano passado e agora critica a venda dos terrenos. A Emurc tem um conselho, onde esta Casa está representada, e nada é decidido de forma unilateral”, destacou.
O vereador também abordou a polêmica envolvendo a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (COSIP), especialmente em relação à cobrança sobre terrenos. Ele afirmou que é incorreto afirmar que a taxa é indevida. “O fato gerador da cobrança da COSIP é o usufruto do serviço de iluminação pública. A iluminação valoriza os terrenos e é um benefício que todos usufruem. Portanto, a cobrança da taxa é justa”, explicou, criticando alguns vereadores que, segundo ele, têm usado o tema para “jogar a população contra esta Casa”.
Ele ainda ressaltou os benefícios que a COSIP proporciona à cidade, como a modernização e manutenção dos sistemas de iluminação pública, além do financiamento de sistemas de monitoramento de logradouros públicos, contribuindo para a segurança da população.
Por fim, o vereador convidou os colegas parlamentares a participarem de um debate mais técnico e construtivo sobre o tema, sugerindo a apresentação de emendas para que a Câmara possa discutir a questão de forma efetiva e transparente. “Estamos abertos ao diálogo, mas é preciso que a discussão seja baseada em dados técnicos e não em desinformação”, concluiu.
Por Andréa Póvoas