Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaFernando Jacaré
11/09/2025 22:22:00
Na noite desta quinta-feira (11), a Câmara Municipal realizou uma audiência pública em celebração ao Dia Nacional do Administrador. O evento, que reuniu profissionais da área, estudantes, representantes de empresas locais e autoridades, destacou a relevância da profissão para o desenvolvimento da região, além de promover um debate sobre os desafios e oportunidades que os administradores enfrentam no cenário atual.
O presidente da audiência, vereador Fernando Jacaré (PT), iniciou a solenidade enfatizando a importância da data. “Essa é uma oportunidade para celebrar e refletir sobre o papel do administrador, um profissional essencial tanto no setor público quanto no privado. Estamos aqui para valorizar a profissão e ouvir histórias de sucesso e os desafios que fazem parte da trajetória da administração", disse Jacaré, destacando o caráter festivo e educativo do evento.
Valdemir Dias, administrador e ex-vereador, ressaltou a necessidade de os administradores se manterem atualizados, compartilhando suas experiências e aprendendo com os desafios de cada etapa de sua carreira. “Estou muito feliz por estar aqui, em uma data tão significativa, celebrando não apenas o Dia Nacional do Administrador, mas também os 60 anos da profissão no Brasil”, disse Valdemir, que foi secretário municipal e é empresário do ramo automotivo.
Valdemir falou sobre a evolução da profissão, destacando que a administração não é apenas um campo de trabalho, mas um campo de aprendizado contínuo. "A administração é uma molécula gigantesca que envolve uma série de fatores e funções. O administrador não é apenas um gestor de recursos, mas também o responsável por criar estratégias que visam a redução de custos, a maximização de lucros e a eficiência dos processos, sempre com o objetivo de garantir a sustentabilidade e a competitividade da organização", afirmou.
Leandro Urcino Silva, representante do Conselho Regional de Administração (CRA), parabenizou os profissionais presentes e destacou a satisfação de celebrar os 60 anos de regulamentação e reconhecimento da administração no Brasil. Além da comemoração, ele ressaltou a importância de refletir sobre os avanços necessários, como a valorização dos administradores no mercado de trabalho, a maior participação na administração pública e a inclusão das mulheres nos cargos de gestão. Finalizou reafirmando seu compromisso, como representante do CRA, de colaborar para o avanço da profissão e colocando-se à disposição para contribuir no que for necessário.
Paulo Gadas, diretor da Santa Casa, iniciou sua fala agradecendo ao vereador Jacaré pelo convite e expressando gratidão por ser administrador. Em sua reflexão sobre os 60 anos de regulamentação da profissão, ele compartilhou sua trajetória de 40 anos de experiência na administração da saúde, afirmando com humor: "Agradeço a Deus por ter me tornado administrador e peço a Ele que na próxima encarnação não me deixe ser administrador na área de saúde".
Ele destacou os desafios dessa área, que considera ainda mais complexa, e mencionou sua atuação como ex-delegado do Conselho Regional de Administração e atual presidente do Sindicato dos Hospitais do Sudoeste da Bahia. Apesar de reconhecer os avanços na profissão, lamentou a falta de valorização, especialmente no aspecto salarial, provocando. "Recentemente vimos ser aprovado no Congresso Nacional o Piso Nacional de Enfermagem, e acho que nós administradores deveríamos ser bem mais valorizados do ponto de vista financeiro do que somos hoje". Ele concluiu sugerindo que a profissão precisa ser mais reconhecida e, para isso, deve-se lutar por uma maior valorização.
Eliane Assunção, representando a Vittasaúde, expressou seu privilégio em participar da audiência pública em homenagem ao Dia do Administrador, destacando o reconhecimento da profissão e os desafios que ela enfrenta, especialmente nas áreas acadêmica e da saúde. Refletiu sobre o papel do administrador no cotidiano, citando a frase de Junc: "Enfrentar a vida cotidiana com todas as suas exigências banais, humildemente, sem visar o aplauso, sem grandes gestos heroicos. Este é o nosso heroísmo cotidiano". Eliane também parabenizou os colegas presentes, ressaltou a honra de compartilhar a mesa com figuras respeitáveis como Paulo Gadas, Tayroni Félix e seus professores Wesley Piau e Emilson Piau.
Tayroni Félix, professor da UESB, iniciou sua fala agradecendo a pela oportunidade de participar do evento e destacou a importância da ocasião para a profissão. Dirigindo-se aos estudantes, compartilhou sua própria experiência, dizendo que, embora inicialmente não quisesse fazer administração, se apaixonou pela profissão ao se envolver com a Empresa Júnior da UESB, incentivando os alunos a aproveitarem todas as oportunidades de estágio e projetos.
Ele também fez uma provocação aos empresários e gestores públicos, ressaltando a necessidade de profissionalizar a gestão, tanto no setor privado quanto público, para enfrentar os desafios da sociedade moderna, como o uso intensivo de tecnologia e a saúde organizacional. Tayroni finalizou enfatizando a importância de investir em administração para criar ambientes mais eficientes e saudáveis nas empresas e organizações públicas. "Viva a administração!" concluiu
Davison Martins da Silva, diretor da Uninassau, parabenizou a homenagem ao Dia do Administrador e compartilhou sua trajetória profissional, destacando como a administração se tornou sua verdadeira paixão após se formar em Ciências Contábeis. Ele ressaltou a importância da valorização dos estudantes de administração, alertando para a carência de alunos no curso devido à desvalorização da profissão. Apelou aos empresários para que reconheçam e contratem administradores formados, pois esses profissionais são preparados para a gestão estratégica. “Precisamos chamar administradores, acadêmicos do curso de administração, porque esses alunos estão sendo preparados para a gestão, a parte estratégica e os negócios”, afirmou
Wagner Nery, diretor da Anhanguera, destacou a importância do curso de Administração para a formação de profissionais que contribuirão para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. Compartilhou sua trajetória pessoal, afirmando que a educação transformou sua vida, e incentivou os estudantes a acreditarem em seus sonhos, lembrando que a educação é uma ponte para o sucesso. Com 26 anos em Conquista, Wagner relatou como começou sua carreira em um supermercado e, após quase 10 anos na Cogna, agora tem a honra de formar centenas de administradores. “Momentos como esse são realmente extremamente importantes. Agradecer a você pela visibilidade que você está dando ao curso de administração e da importância de momentos como esse”.
Destacou ainda a importância do curso de administração na formação de profissionais que contribuirão para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. Destacou sua trajetória pessoal, dizendo ser um exemplo vivo de como a educação transforma vidas. Incentivou os alunos presentes a acreditarem em seus sonhos e enfatizou que a educação é uma ponte para o sucesso. Ele também compartilhou sua experiência, começando sua carreira em um supermercado e, 26 anos depois, liderando uma instituição de ensino. Reforçou a necessidade de valorizar a profissão de administrador.
Paloma Leite Gomes, administradora formada pela Universidade Norte do Paraná e especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela UNIFACS, destacou a importância da administração no desenvolvimento econômico e social do país e da região. Disse que, em sua trajetória profissional, especialmente na área de recursos humanos em uma multinacional, percebeu que administrar vai além de processos e estratégias, é sobre pessoas. Paloma enfatizou que o verdadeiro papel do administrador é valorizar talentos, promover a inclusão e criar um ambiente propício ao desenvolvimento individual e organizacional.
Paulo Williams, professor da Unex, homenageou o professor Paulo Gadas pela sua contribuição na gestão hospitalar. Compartilhou sua trajetória pessoal, desde seu início em administração nos anos 70 até sua formação na UESB, e enfatizou a importância da educação, destacando que a administração é a profissão que transforma as organizações e impacta a sociedade. Williams ainda alertou que o curso de administração não é um "subcurso", mas sim uma formação poderosa para liderar e transformar, e que os administradores têm a responsabilidade de inspirar os novos alunos, motivando-os a seguir sua carreira com confiança.
O professor Marcelo Nogueira Guimarães, da FAINOR, destacou que a administração, desde a promulgação da Lei 4.769 em 1965, tem sido essencial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, organizando processos, gerenciando pessoas e promovendo inovação. Marcelo anunciou o pré-lançamento de um novo curso de administração na FAINOR, com um projeto pedagógico inovador, que integrará teoria e prática, visando formar líderes capazes de transformar organizações e contribuir para o progresso da sociedade.
E ressaltou a importância dos gestores, que não são apenas responsáveis por resultados, mas também representam a administração na sociedade, e convidou os profissionais a se comprometerem com valores éticos, inovação sustentável e impacto positivo na vida das pessoas
Welton Lima, presidente da Associação do Vila América, parabenizou os administradores por sua contribuição à inovação e crescimento nas organizações. Destacou a importância do administrador gostar de pessoas, já que lidera equipes e toma decisões. “Quando pequeno a gente começa a jogar bola, quer seguir uma linha profissional no futebol e depois ingressar em educação física. Então esse era o propósito. Mas ela me mostrou que na administração ela nos abre os horizontes e nos dá esse leque de oportunidades”.
O professor Emilson Piau, da UESB, refletiu sobre a importância da formação superior, especialmente para estudantes de comunidades marginalizadas. Ele destacou que a universidade é uma porta de acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento, com ênfase nas políticas de inclusão e nas bolsas de estudo. Piau também falou sobre a necessidade de ressignificar as organizações, lembrando que a administração não deve ser apenas técnica e estratégica, mas também humanizada, focando na solidariedade nas relações.
Destacou a importância das pessoas nas organizações e a necessidade de se valorizar a simplicidade e a colaboração em vez de processos impessoais e burocráticos. O professor concluiu com um convite à reflexão sobre a relevância de humanizar a administração e reforçar o papel social e ético dos administradores. “Temos que carregar a certeza de que fizemos o nosso melhor”.
Camila Brito e Fábio Sena
Fotos: Igor Chaves
RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Debate EP15 – Balanço das atividades legislativas no primeiro semestre de 2024
Veja mais episódios