Câmara Municipal de Vitória da ConquistaDr Andreson RibeiroIvan Cordeiro
08/09/2025 14:42:00
Na manhã desta segunda-feira (8), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista sediou uma reunião com foco em um tema de grande impacto para a economia local: as avaliações de imóveis realizadas pela Prefeitura. O encontro foi conduzido pelo presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro (PL), e contou com a presença do vereador Dr. Andreson (PCdoB), além de corretores imobiliários, despachantes e documentalistas.
A principal preocupação apresentada pela categoria foi o aumento expressivo nos valores atribuídos aos imóveis, considerado desproporcional e fora da realidade de mercado. Segundo os profissionais, essa situação tem gerado reflexos diretos no setor da construção civil, na compra e venda de imóveis, e, por consequência, no desaquecimento da economia e no crescimento do desemprego.
O corretor e avaliador imobiliário Antônio Cotinguiba destacou que a pauta central é a forma como os imóveis têm sido avaliados pela Prefeitura. "A principal queixa aqui dos corretores, avaliadores, despachantes e construtores é a questão da avaliação do imóvel de forma arbitrária pela Prefeitura. Isso impacta diretamente a venda de imóveis. A população não se recusa a pagar os tributos, mas exige que seja de forma justa. Não é razoável comprar um imóvel de 100 ou 200 mil e pagar três ou quatro vezes o valor que está sendo atribuído pela avaliação municipal. Essa é uma causa em prol da comunidade conquistense e precisa ser revista com urgência”.
O vereador Dr. Andreson (PCdoB) reforçou a gravidade do problema, lembrando que os altos valores de avaliação afetam diretamente outros tributos. "A categoria questiona esses aumentos vertiginosos nas avaliações, que acabam onerando o ITBI, o IPTU e até servindo de base para processos de inventário. Essa planta geral de valores está muito além da realidade de mercado e precisa ser revista rapidamente. Saímos daqui com a confiança de que a Câmara, sob a liderança do presidente Ivan Cordeiro, irá abrir o diálogo com o Executivo para buscar soluções.”
Ao final do encontro, o presidente da Câmara, vereador Ivan Cordeiro (PL), assegurou que a Casa cumprirá seu papel de intermediação entre a categoria e a Prefeitura. “Recebemos essa comissão de corretores com atenção e respeito. A partir de agora, vamos levar essas demandas ao Executivo, à Secretaria de Finanças, junto com a coordenação responsável, solicitando uma audiência para apresentar as preocupações e construir caminhos de solução. O que está em jogo aqui não é um interesse específico, mas sim a proteção da atividade econômica e do direito do cidadão conquistense de pagar tributos justos”.
Anuska Meirelles