Gabriela Garrido defende mais qualificação para cuidadores de alunos atípicos
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaGabriela GarridoPV
03/09/2025 10:40:00
Após a fala do vereador Subtenente Muniz, na sessão desta quarta-feira (03), destacando a situação preocupante enfrentada por cuidadores de crianças com autismo nas escolas municipais, que têm deixado os cargos por sofrerem agressões, a vereadora Gabriela Garrido (PV) rebateu, discordando da ideia de responsabilizar as famílias pela situação.
Segundo ela, o problema não está nas crianças, mas na falta de preparo dos profissionais que atuam como cuidadores. “Eles estão pedindo demissão por falta de formação. É preciso que essa seleção seja mais apurada. Os pais e mães de autistas já são bastante penalizados para serem responsabilizados em cuidar da saúde dessas crianças”, afirmou.
Garrido reforçou ainda a importância da solicitação feita pela vereadora Cris Rocha, que propôs a inclusão de psicólogos nas escolas. “Essa é uma demanda urgente da população, especialmente das mães solo, que representam a maioria nesses casos. Existe um dado alarmante de que, em 80% dos casos, o pai abandona a relação antes da criança completar cinco anos”, disse a parlamentar.
A vereadora também relatou visita à Vara da Criança e do Adolescente, onde conversou com a juíza e o promotor da área. Segundo ela, a maior parte dos processos que tramitam ali está relacionada a demandas de saúde não atendidas pelo Estado e pelo Município. “As famílias são obrigadas a judicializar o acesso a direitos básicos, o que sobrecarrega a justiça e penaliza ainda mais quem já enfrenta tantas dificuldades”, concluiu.
Por Andréa Póvoas