Xandó denuncia cobrança de impostos de igrejas evangélicas: “essa prática é ilegal”
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó
29/08/2025 10:25:00
Na sessão desta sexta-feira (29), o vereador Alexandre Xandó destacou duas demandas apresentadas pelo seu mandato atendidas pela Prefeitura, com destaque para ações de limpeza urbana em áreas críticas da cidade. A primeira a partir do pedido de Pai Léo de Otim para limpeza na área do Ilê Lodó Idé, que estava tomada por lixo, mato e abandono. A demanda foi encaminhada à Secretaria de Serviços Públicos (SESEP). “A gente cobra, mas também reconhece quando o trabalho é feito”, destacou Xandó.
Outro problema antigo foi parcialmente resolvido no bairro Santo Dias, onde havia um lixão a céu aberto, com sete containers instalados em área residencial, gerando a presença constante de ratos e baratas. Após denúncias do mandato, os containers foram removidos, atendendo ao apelo da comunidade. No entanto, afirmou que a luta continua, pois os moradores ainda aguardam a regularização da coleta de lixo ou a instalação de um único container adequado para o recolhimento.
Além das questões de infraestrutura e saúde pública, o vereador também denunciou a cobrança indevida de taxas de licença e funcionamento para igrejas evangélicas no município. “Igrejas desempenham um papel social fundamental nas comunidades e são protegidas pela Constituição, que proíbe a cobrança de tributos sobre atividades religiosas. Essa prática é ilegal e precisa ser combatida”, afirmou.
Xandó alertou que a cobrança de impostos indevidos é crime e reforçou: “Se você faz parte de alguma entidade religiosa e recebeu essa cobrança, entre em contato com o nosso mandato. Vamos agir para reverter essa situação.”
Por Andréa Póvoas