Na sessão ordinária desta quarta-feira (27), o vereador Alexandre Xandó (PT) chamou atenção para duas situações graves ocorridas em Vitória da Conquista: problemas no transporte escolar da zona rural e denúncias de abordagem abusiva envolvendo a Guarda Municipal.
Segundo o parlamentar, comunidades como Cercadinho, Mutum, Olho d’Água, Cortesia, Salitre e Cobras ficaram pelo menos 15 dias sem aulas por falta de transporte. Em Estiva, os ônibus não estariam passando, obrigando crianças a se deslocarem a pé em uma pista sem acostamento e sem redutores de velocidade. “Não é falta de recurso, porque o transporte escolar é custeado com verba federal. É falta de organização do setor de transporte escolar, e isso é muito grave”, afirmou.
Xandó também relatou denúncia de abordagem desproporcional da Guarda Municipal na pista de skate do Ginásio Raul Ferraz. Segundo ele, uma adolescente teria sido revistada por guardas homens, além do uso de spray de pimenta contra jovens.
“Nós não podemos aceitar medidas desproporcionais. Se confirmado, trata-se de uma conduta grave e inaceitável. Temos excelentes guardas municipais na cidade, mas excessos não podem ser tolerados”, disse o vereador, acrescentando que pedirá acesso às imagens e levará o caso ao comandante da corporação.
Durante seu discurso, o parlamentar ainda fez críticas à política de endividamento do município, lembrando os sucessivos empréstimos contratados pela Prefeitura e o aumento de impostos, como o ITBI.
Por outro lado, Xandó destacou ações positivas de seu mandato, como a realização do Street Day, no próximo domingo (31), em parceria com a Associação de Esportes Radicais Urbanos. O evento reunirá praticantes de skate, patins, BMX e longboard em um rolê saindo do Colégio Modelo, com concentração às 8h30, e chegada em frente ao Shopping Boulevard.
“Vai ser um domingo muito legal para a galera das rodinhas. Teremos obstáculos para as manobras, mesa de frutas, sorteios e muita integração. Estão todos convidados”, disse.
Anuska Meirelles