Na sessão ordinária desta quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou a Moção de Aplauso nº 71/2025, de autoria do vereador Ricardo Gordo (PSB), em homenagem a Maria Nazaré Silva de Sá, conhecida como Mãe Naza de Oyá, idealizadora e presidenta do Projeto Social Maria Nilza, que há 12 anos desenvolve ações voltadas à população em situação de vulnerabilidade no município.
O projeto, que nasceu no terreiro de Candomblé Casa de Oyá, atualmente oferece 15 cursos gratuitos de qualificação e profissionalização, beneficiando 273 pessoas neste semestre. Além disso, em apenas quatro meses, distribuiu 11.159 refeições a 200 famílias em bairros como Patagônia, Recanto das Águas, Copacabana e Miro Cairo

Durante seu discurso, Mãe Naza destacou a essência do trabalho desenvolvido:
“O Maria Nilza não é um projeto político, não é um projeto de terreiro. É um projeto que nasceu para trazer dignidade às pessoas excluídas da nossa sociedade, independente de partido político, credo religioso ou condição social”, afirmou.
Ela também ressaltou a importância da moção aprovada pelo Legislativo Municipal. “Esse reconhecimento é fundamental porque fortalece o projeto, abre portas para participação em editais e nos ajuda a levar mais dignidade, conforto e segurança às pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse.
Atualmente, cerca de 90% do público atendido pelo Maria Nilza é composto por mulheres. Para Mãe Naza, é preciso ir além da assistência básica: “O povo não quer só comida. O povo quer educação, o povo quer trabalho. O povo precisa disso”, concluiu.
Anuska Meirelles