Muniz destacou as dificuldades enfrentadas por moradores, especialmente das comunidades do Jardim Valéria e bairros próximos, para agendar a emissão ou renovação do RG. Segundo ele, apesar das emendas parlamentares destinadas ao atendimento, o processo está lento e prejudica muitos cidadãos.
“Temos recebido diversas reclamações da zona rural e urbana, de pessoas que não conseguem agendar para tirar o novo RG. Isso tem prejudicado o acesso a direitos básicos como cadastro único e emprego”, afirmou o vereador.
Muniz relatou que, mesmo com a atuação da sua equipe que tem tentado diariamente fazer agendamentos, o sistema atual impede o acesso rápido ao documento. Segundo dados apresentados, a coordenação do SAEB realizou recentemente apenas três ações pontuais entre fevereiro e julho de 2025, atendendo cerca de 750 pessoas. No entanto, há um déficit estimado de quase 100 mil documentos pendentes no município.
“O ofício enviado pela coordenação do SAEB, assinado pelo responsável Flávio, é uma ofensa ao povo de Vitória da Conquista. Precisamos de respostas e providências urgentes do governo do estado”, cobrou. O vereador pediu que a Câmara Municipal tome uma posição oficial para pressionar o órgão estadual a melhorar o atendimento e garantir que a população tenha acesso facilitado à emissão do RG.
Por Giselle Trindade