Imagem Vitória da Conquista avança no debate pela inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho

Vitória da Conquista avança no debate pela inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAlexandre Xandó

10/07/2025 15:34:00


A luta pela inclusão da população LGBT, especialmente de pessoas trans, travestis e transgêneros no mercado de trabalho, ganhou mais força em Vitória da Conquista. Nesta quarta-feira (9), uma reunião estratégica uniu o Ministério Público do Trabalho (MPT), lideranças do movimento LGBT e o vereador Alexandre Xandó (PT), integrante do Conselho Municipal de Diversidade Sexual e de Gênero.

O encontro foi motivado pela crescente preocupação com os obstáculos enfrentados por essa população, desde a evasão escolar precoce provocada por preconceito até a dificuldade de inserção no mercado de trabalho formal. Segundo Xandó, “a população trans é, sem dúvida, a mais vulnerável. Muitas são expulsas de casa e da escola, o que impede o acesso à educação e à formação profissional, e mesmo aquelas que conseguem se qualificar, enfrentam o preconceito estrutural que impede sua contratação”.

Durante a reunião, o Ministério Público do Trabalho apresentou um projeto voltado para a criação de um cadastro de pessoas trans em situação de vulnerabilidade. A ideia é mapear o perfil dessa população, identificar áreas de interesse e qualificação, e articular com empresas locais uma rede de empregadores comprometidos com a inclusão e a diversidade.

O Coletivo Finas, representado por sua presidenta, Tieta Rodrigues, foi um dos principais articuladores da reunião. O movimento, historicamente ativo na defesa dos direitos da população LGBT em Conquista, trouxe relatos e dados que evidenciam o impacto direto da LGBTfobia e da transfobia na exclusão social e econômica de pessoas trans. “É urgente mudar essa realidade, onde a prostituição é, muitas vezes, a única alternativa que sobra para essas pessoas”, destacou Tieta.

Alexandre Xandó, autor da lei que criou o Conselho Municipal LGBT, reafirmou o compromisso de seu mandato com a causa. “Estamos muito felizes em poder contribuir com essa articulação. Essa reunião é só o início de um trabalho mais amplo, que busca garantir dignidade, cidadania e oportunidades para a população LGBT”, declarou o vereador.

O procurador do trabalho Dr. Carlos Lins, que representou o MPT no encontro, reforçou a importância de políticas públicas e ações afirmativas que promovam igualdade de acesso ao trabalho decente, combatendo o ciclo de exclusão e marginalização imposto historicamente a essa população.

Por Andréa Póvoas




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Julho 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31