Na manhã desta quarta-feira (23), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Edjaime Rosa Bibia (UB) utilizou a tribuna para destacar a importância de uma reunião política recente, além de criticar práticas de corrupção em órgãos públicos e fazer comentários sobre o cenário político nacional.
O parlamentar iniciou sua fala de forma emotiva, relembrando momentos de sua infância vividos na zona rural, após visualizar imagens de uma casa típica do interior. “Quando eu vejo um casarão daquele, lembro da minha infância. Vivi muito em lugares assim na zona rural. Isso me emociona”, disse.
Bibia aproveitou a oportunidade para comentar sobre a reunião realizada recentemente com diversos representantes políticos da região. Segundo ele, o encontro contou com a participação de mais de 30 presidentes de câmaras municipais, vereadores e até ex-prefeitos, numa articulação para defender a criação da Região Metropolitana do Sudoeste e fortalecer a representatividade política de Vitória da Conquista.
“Foi um momento para medirmos forças em conjunto e defendermos a possibilidade de nossa cidade se tornar, de fato, a segunda capital da Bahia. Já existe esse reconhecimento há anos, mas precisamos nos unir politicamente para fazer valer esse direito”, defendeu o vereador.
Em outro trecho da sua fala, o vereador criticou o uso indevido de espaços públicos pelo Detran, denunciando a suposta apropriação de áreas públicas como se fossem privadas. Ele também mencionou práticas eleitoreiras de campanhas passadas e fez duras críticas à condução política em âmbito estadual e federal.
“Isso é corrupção política! Estão usando áreas públicas como se fossem privadas. Precisamos cuidar do cidadão, da panela no fogão, como ele diz. A corrupção está aí. E não é só aqui não, é no governo federal também”, afirmou.
O vereador ainda fez referências aos governos anteriores e atuais, demonstrando oposição ao Partido dos Trabalhadores (PT) e posicionando-se contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, “quem defende bandido está sendo conivente com o erro”.
Na parte final de sua fala, Bibia reforçou o direito de livre expressão dos parlamentares dentro da Tribuna da Câmara, destacando que a função do vereador é representar o povo e fiscalizar o poder público, independentemente de opiniões contrárias. “Enquanto eu tiver mandato, vou dizer a verdade aqui. Não tenho medo de ser preso. Falo porque tenho respaldo do povo e estou aqui por direito”, concluiu.
Por Giselle Trindade