Imagem Comissão conclui revisão da Lei Orgânica e prepara audiências públicas

Comissão conclui revisão da Lei Orgânica e prepara audiências públicas

Comissão Especial de Reforma da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno

14/05/2025 17:03:00


A Comissão Especial da Câmara Municipal de Vitória da Conquista encerrou nesta quarta-feira (14) a fase de revisão do texto da Lei Orgânica do Município, considerada a “Constituição” local. Após semanas de encontros, vereadores e demais membros da comissão concluíram o texto-base da nova proposta, que agora será submetido a uma série de audiências públicas com a população. A última reunião marcou um momento importante no processo de modernização da lei, que está em vigor há mais de 30 anos. Para o vereador Luciano Gomes (PCdoB), membro da comissão, a reformulação é não apenas necessária, mas urgente.

 

“A nossa Constituição Municipal, a Lei Orgânica, precisa ser reformulada. Tentei fazer isso em 2019, quando fui presidente da Casa, mas não foi possível na época. Hoje, é extremamente necessário. Avalio positivamente esse trabalho, que é muito importante para a cidade. Precisamos de um texto que contemple toda a cidade, que envolva todos os vereadores, com foco naqueles que mais precisam”, destacou.

 

Para o vereador Paulinho Oliveira (PSDB), o trabalho realizado até aqui representa um passo decisivo. “Fizemos um trabalho que beneficia toda a cidade. Agora, encerramos essa primeira fase, que foi mais interna. Vamos às audiências públicas, e a primeira será na UESB. É importante porque estamos trabalhando para criar uma lei moderna, que contemple toda a nossa comunidade”, explicou. “Além disso, também vamos reformar o nosso Regimento Interno, que é outra lei fundamental da Câmara”, completou.

 

Também presente à reunião, o Subtenente Muniz (PDT) reforçou a importância do momento, ressaltando o comprometimento dos parlamentares envolvidos. “Tenho visto o empenho dos colegas, participei das reuniões, e hoje finalizamos com uma expectativa enorme. Não é possível que uma cidade como Vitória da Conquista tenha uma lei orgânica de 30 anos. Este é um momento especial para a cidade, para a Câmara e para todos os conquistenses”, afirmou.

 

A próxima etapa do processo será aberta à sociedade. O texto será apresentado em audiências públicas, com o objetivo de recolher sugestões, promover ajustes e ampliar a transparência do debate. A primeira audiência já está marcada para o dia 21 de maio, às 19h, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no salão do júri, localizado no Módulo 2, 2º andar.

 

 

Por Andréa Póvoas



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2025
15

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31