Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaSubtenente MunizPDT
14/05/2025 10:55:00
Na sessão ordinária desta quarta-feira (14), o vereador Subtenente Muniz (PDT) fez duras críticas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à forma como foi conduzida a audiência pública realizada pelo órgão no município no dia 8 de maio. Para o parlamentar, o evento não atendeu às expectativas da população nem ofereceu respostas concretas para os problemas enfrentados pela cidade.
“Aquilo ali não foi uma audiência pública, foi uma enganação”, declarou Muniz. Ele também destacou o desrespeito com lideranças locais, em especial com o Zé Maria, fundador do movimento Duplica Sudoeste, que tem atuado ativamente na luta pela duplicação da BR-116 e pela construção de viadutos nos principais cruzamentos da cidade. “Zé Maria foi jogado de lado pela equipe do DNIT que veio aqui para falar mentiras e mostrar nada”, completou.
O vereador também criticou a falta de representatividade política da cidade em esferas superiores. “Claro, nós não temos a representatividade que merecíamos, que precisava ser Conquista. Não tem. Se tivesse, não estaria desse jeito aí”, lamentou. Muniz propôs união entre os vereadores, independentemente de posições partidárias, para cobrar soluções dos governos estadual e federal. “Se preciso for, vamos os 23 vereadores e parar lá na pista, pra ver se chama atenção, porque não é possível o que acontece com Vitória da Conquista”, afirmou.
Além das críticas ao DNIT, Muniz também apontou problemas em obras do Governo do Estado, citando como exemplo a requalificação da Avenida Presidente Vargas. “É uma lástima, é uma vergonha. Um serviço porco. Não merece, aquele serviço ali não tem nem como descrever”, disse. O vereador reclamou da má qualidade da obra, da falta de iluminação e de atrasos na entrega. “São apenas três quilômetros. O que é isso para o Governo do Estado? Que incompetência desse governo que não consegue fazer três quilômetros de asfalto numa via dentro de Vitória da Conquista?”
O parlamentar encerrou sua fala destacando o contraste entre os investimentos feitos pelo governo municipal e a ausência de obras significativas dos governos estadual e federal. “Cadê a obra do Governo do Estado em Vitória da Conquista? Cadê a obra federal?”, questionou. Para Muniz, o desenvolvimento da cidade tem avançado graças ao esforço do poder municipal. “Nós precisamos que o Governo do Estado tome providência, pelo menos modifique aquela porcaria que está sendo feita ali. Conquista não merece aquilo não”, concluiu.
Por Anuska Meirelles