Imagem  Profissionais da enfermagem dialogam sobre desafios da profissão em audiência pública na Câmara

Profissionais da enfermagem dialogam sobre desafios da profissão em audiência pública na Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaMárcia Viviane

13/05/2025 22:16:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista promoveu na noite desta terça-feira (13) audiência pública para celebrar o Dia Internacional da Enfermagem. A iniciativa proposta pela vereadora Márcia Viviane (PT) contou com a participação de diversos profissionais e estudantes da área. Durante o evento, enfermeiras e técnicos de enfermagem receberam homenagens.

A vereadora Viviane falou da importância da data, celebrada na Câmara desde o ano 2017 para homenagear e realizar um debate em torno do tema e dos desafios da enfermagem. “Tivemos a luta pelo piso salarial, que foi aprovado. Promover o autocuidado com a saúde mental é dever das instituições e das repartições públicas. Cuidar da saúde da enfermagem é cuidar de todos”.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN Bahia, Juliana Oliveira, disse que a audiência valoriza o profissional de enfermagem e chamou atenção para a importância de reconhecer que os espaços políticos da sociedade precisam ser ocupados pela enfermagem. “Somos quase 200 mil profissionais que precisam ocupar o espaço”, afirmou.

Ela lembrou que a enfermagem tem atuado de forma brilhante em meio a todas as catástrofes, dando como exemplo a atuação dos profissionais no período da pandemia. Juliana enfatizou que a semana da enfermagem é marcada pelo aniversário de Florence Nightingale, enfermeira britânica, conhecida por sua atuação na Guerra da Crimeia, e pela morte de Ana Nery, pioneira da enfermagem brasileira, conhecida por seu trabalho voluntário na Guerra do Paraguai.

“Dentro das escolas e dos campos de trabalho, na educação, os enfermeiros conseguem alavancar qualidade no fazer e no cuidado e se compromete com a saúde. Precisamos transformar o nosso fazer com a ciência necessária, pois somos um campo fortíssimo para o campo pedagógico”, argumentou.

Luciana Miranda Soares Coqueiro – representante do Colégio Politécnico Boock, destacou a importância de formar profissionais conscientes e comprometidos que a profissão exige. “É na formação de profissionais que podemos mudar. Na formação, esses profissionais precisam estar por dentro de tudo que acontece”.

O diretor jurídico do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia, Vinicius Chagas, falou sobre a atuação do sindicato no Estado e lembrou que a questão do piso ainda causa descontentamento na categoria, cobrando que a lei seja cumprida. “A enfermagem é a estrutura óssea do SUS e das clínicas particulares. Grandes hospitais são geridos por enfermeiras, mulheres que são responsáveis, resultado de luta e empoderamento das mulheres. O sindicato existe para prestar o apoio que a classe precisa”.

A enfermeira Sueli Andrade Amaral afirmou que atua na área há mais de 30 anos e que, para ela, “falar de enfermagem é falar de compromisso, ética e responsabilidade”, acrescentando que desde 1989 exerce a profissão em diversas áreas desde a psiquiatria, na assistência, gestão, coordenação e atualmente atua na secretaria municipal no setor de vigilância epidemiológica. 

“Precisamos do conhecimento científico para prestar uma assistência às pessoas que estão sob nossa responsabilidade. Debruçar sobre cada caso ", disse.

Para Sueli, é uma “responsabilidade divina” atuar na vida do ser humano até a sua partida, por isso é necessário valorização e respeito. “Precisamos, sim, ser valorizados socialmente, valorizados profissionalmente, precisamos ainda continuar na luta pelo piso salarial”.

Maria Ely Reis da Silva, representando as técnicas de enfermagem, falou da paixão pela profissão e da responsabilidade que cada um dos profissionais carrega. “Em 1987, eu caí de paraquedas dentro sem saber para onde estava indo. Tenho tanto carinho pela enfermagem e nunca mais saí, porque a gente ama a profissão”.

Thalita enfatizou que o dia é marcado pela luta por visibilidade e que a audiência é uma oportunidade para que a classe seja ouvida, de forma organizada e unida. Ela destacou a importância da formação dos profissionais e atuação das faculdades e das escolas de formação. “Eu gostaria de dirigir a cada um que está aqui sentado e que em algum momento já teve a oportunidade de estar com um aluno de graduação, de pós-graduação, no momento de troca de aprendizado, vocês sendo professores ou receptores. Suas bagagens se encontram. Nós estamos em todos os lugares e podemos fazer essa diferença contaminar, contagiar outros”.

Fabricio Santana Lacerda, representando o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia, falou da importância da valorização do profissional de enfermagem que, em momentos críticos da sociedade, teve uma participação crucial, e que precisa também de cuidados. “O centro de saúde cuida de quase 5000 atendimentos aos profissionais de saúde, desde o início da pandemia da COVID-19. Hoje a gente vê um número alarmante de adoecimento da saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde Brasil afora e é grave o que vem acontecendo”. 

Segundo Fabrício, pesquisas recentes apontam que o ambiente de trabalho, o estresse e a remuneração deficitária é que causa o maior sofrimento e agravamento da saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde. “Um alerta, mas também é um pedido de socorro”.

A secretária de saúde do município, Fernanda Maron, lembrou que trabalhar na área da saúde é ter a responsabilidade, o compromisso e o amor de fazer cada vez mais pelo outro. “Uma saúde comprometida, uma saúde de qualidade e humanizada, pois o Pilar maior que temos são as pessoas. Precisamos cuidar das pessoas que estão ao nosso lado”.

Ela destacou a importância de cuidar da saúde dos profissionais da enfermagem, e o trabalho conjunto da equipe, profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. ”Meu reconhecimento a todos os técnicos. Eu não seria ninguém, nenhuma profissional seria um profissional de excelência se não tivesse todos os técnicos trabalhando. Trago aqui o meu verdadeiro reconhecimento aos auxiliares e aos técnicos de enfermagem”.

Confira homenageados durante a audiência pública:

 

Wallace Valverde Azevedo - Enfermeiro Intensivista
Dionaton Pessoa Mendonça - Técnico de Enfermagem
Marilia Melo Costa - Enfermeira
Ana Lídia da Conceição Nunes - Técnica de Enfermagem,
Stael Ariadne Alves Barbosa e Silva - Enfermeira
Maria Ely Reis da Silva - Técnica de Enfermagem
Laisa Mirella Marinho de Andrade - Enfermeira
Moany Maruicci Santos - Técnica de Enfermagem
Vera Lúcia Vieira - Enfermeira
Valmirana de Jesus Rocha - Enfermeira
Judite Queiroz de Araújo - Técnica de Enfermagem
Alana Farias Carregosa - Enfermeira
Ronildo Sousa da Silva - Técnico de Enfermagem
Alexandre de Figueiredo - Enfermeiro
Alisson Roberto Cambuí - Enfermeiro
Lindinalva de Souza - Técnica de Enfermagem
Sueli Andrade Amaral - Enfermeira
Adriana da Silva Lopes - Enfermeira
Eny Cristina Silva Rodrigues - Auxiliar de Enfermagem
Giuliana de Matos Anastácio - Enfermeira
Patricia Silva Luz - Enfermeira
Alda Silva Nery Amaral - Enfermeira
Ana Rosa da Silva - Técnica de Enfermagem

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2025
16

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31