Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão SoleneNotíciaMedalha Mérito Cultural Glauber Rocha
30/04/2025 11:30:00
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou nesta quarta-feira (30), Sessão Solene em homenagem aos 40 anos da Axé Music, com a entrega da Medalha Mérito Cultural Glauber Rocha. Artistas, autoridades e admiradores participaram da solenidade.
O presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, afirmou que celebrar a cultura de um povo significa reconhecer a importância de quem produz esta cultura, o que inclui crianças, mulheres, adultos e idosos. “Somos herdeiros de séculos de tradição e também somos produtores de legados culturais”, afirmou.
O secretário municipal Cultura, Eugênio Avelino Xangai, celebrou o Axé que está comemorando 40 anos. “Viva o Axé, viva a música provinda dos guetos da Bahia, da Liberdade de Luiz Caldas, Walter Queiroz. Viva o Axé, viva os homenageados”, disse o secretário. “Quando chego aqui e vejo Kátia Guima, Alexandre Magno, Alex Baducha, são músicos que enriquecem a nossa região, o Brasil”, destacou.
Celebrando a cultura, o presidente do Conselho de Cultura, Alex Baducha, afirmou que, é sempre um prazer ser convidado para as atividades da Câmara, segundo ele, um espaço onde todos têm voz e vez, especialmente em um dia em que se celebra a cultura”. Ele ressaltou que apesar de não ser diretamente oriundo do movimento Axé, tem ligação com o ritmo. “Já toquei diversas vezes com bandas do Axé e continuo tocando. O Axé não é apenas um ritmo musical, é um movimento cultural que representa muito para nossa identidade”.
O coordenador de cultura, Alexandre Magno, ressaltou sua emoção em fazer parte da história do Axé no município e de receber a homenagem. Para ele, o Axé não é apenas um estilo musical, é um movimento. “Estilo é valsa, samba, bolero, forró. Axé é movimento criado por Luiz Caldas, que leva alegria, reverência, identidade e cultura. Movimento que se alimenta de muitos estilos e carrega em si a alma vibrante da Bahia”.
Para André Ará, representante do Movimento Axé, falar da Axé Music é falar da Bahia e do Brasil. “É um movimento que contagiou o Brasil, apesar das enormes dificuldades que enfrentamos como produtores de eventos, um dos piores momentos do setor, que é um dos mais importantes da área de serviços, empregando mais de 4 milhões de pessoas no país, segundo a ABRAPE”, disse.
Presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, vereador Paulinho Oliveira (PSDB) destacou o importante papel exercido pelo Axé Music. “Hoje é um dia de festa, alegria, em que nós celebramos os 40 anos de Axé. Não é só um ritmo, é uma resistência ao Axé Music”, disse. “Podem contar com esta Casa Legislativa, enquanto pudermos debater a Cultura, nós vamos estar debatendo”, complementou.
Homenageados do Mérito Glauber Rocha