Na sessão desta sexta-feira (11), o líder comunitário Paulinho de Inhobim fez um pronunciamento em defesa da zona rural de Vitória da Conquista, pedindo mais respeito, atenção e ação por parte dos vereadores e autoridades federais. Representando os pequenos produtores e moradores dos distritos, Paulinho denunciou o abandono e clamou por melhorias urgentes na infraestrutura e no acesso a serviços essenciais.
Paulinho destacou problemas graves enfrentados pela população rural, como a falta de creches, dificuldades de acesso ao SAC para emissão de documentos e a crítica situação da barragem do Rio Pardo, que abastece parte do município e está em risco de colapso. “Vitória da Conquista está sofrendo e a zona rural está esquecida. Nós precisamos de ação, não só de escuta. O povo quer resultado”, afirmou Paulinho, que também apelou para que os vereadores “olhem para a zona rural com mais seriedade”.
Outro ponto levantado por Paulinho foi a exclusão digital que afeta especialmente os idosos da zona rural, que têm dificuldades para realizar agendamentos online de serviços como RG e CPF. Ele pediu a instalação de uma unidade do SAC itinerante ou alternativas que facilitem o acesso aos serviços públicos. “Marque uma audiência com o povo e traz o coordenador do SAC aqui para explicar porque tamanha dificuldade.”
Conhecido por sua atuação direta nas comunidades rurais, Paulinho de Inhobim representa uma voz ativa na luta por direitos básicos. Em seu pronunciamento, ele reforçou a importância da fé, da coletividade e do comprometimento com o povo mais humilde. “Deus está conosco, mas precisamos fazer nossa parte. Os vereadores e deputados precisam agir agora. Não podemos mais esperar”, disse.
“Juntos ganhamos” – Gabriel de Melo, estudante do UFBA, também utilizou a tribuna para destacar o compromisso do grupo em ajudar a comunidade. Segundo ele, o objetivo é promover formas de geração de rendas aliadas à sustentabilidade. “Nosso lema é: todos nós ganhamos quando caminhamos juntos”, afirmou.
Crise Hídrica - Na oportunidade, o vereador Hermínio Oliveira (PP) fez o comentário da tribuna reforçando a urgência de ações efetivas para garantir o abastecimento de água da cidade e da região sudoeste da Bahia. Segundo Hermínio, já foi investido cerca de R$ 3 milhões em um projeto para a construção da Barragem do Rio Pardo, uma alternativa que poderia aproveitar o potencial hídrico da bacia do rio e seus afluentes.
Importância da participação popular - O vereador Ricardo Babão (PCdoB) também fez o comentário da Tribuna, falando sobre a importância da Câmara de Vereadores em abrir espaço para o povo falar. Segundo Babão a cidade é grande e é necessário que os 23 vereadores olhem pela cidade.
Por Giselle Trindade