Xandó defende política de reciclagem do óleo de cozinha
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó
09/04/2025 11:20:00
Na sessão desta quarta-feira (9), o vereador Alexandre Xandó (PT) falou sobre o programa da Petrobras que propõe a fabricação do biodiesel a partir de óleo de cozinha usado. O vereador enfatizou a importância da reciclagem de óleo de cozinha, para a saúde e o meio ambiente. “O que você faz com o seu óleo de cozinha? Não pode jogar na pia, não pode descartar na privada, pois vai entupir as redes de esgoto e o que chegar nas águas vai causar poluição. O método adequado de descarte é guardar o óleo, seja até em garrafa pet, já coado para retirar os restos de alimentos”, explicou.
Xandó defendeu a aplicação de políticas públicas com relação ao óleo de cozinha, informando que seu mandato promoveu uma ação na cidade, que contou com a presença de Paulo Sérgio, representante da Petrobras biocombustível. A atividade incluiu encontros com a cooperativa Recicla Conquista, associação de catadores - ACRES, movimento familiar cristão, Embasa, defensoria pública, movimento mãos que reciclam e União de Mulheres.
“Fazendo um grande aporte de investimentos para tratar com a reciclagem desse óleo de fritura para transformar em biodiesel. 14% do diesel utilizado nos carros é de biodiesel, que vem do óleo de soja e do sebo bovino, mas também pode vir do óleo de fritura. Muita gente que guarda esse óleo passa pra fazer sabão e tem gente que vende para indústria de sabão. A Petrobras está fazendo uma expansão para utilização do óleo em todo Brasil. Lula determinou que as parcerias prioritárias devem ser com os catadores” explicou.
Segundo o vereador, o município deve bonificar os catadores que atuam na cidade contribuindo com a limpeza e com a vida útil do aterro sanitário. “Existe um débito da Prefeitura com os catadores que fazem um trabalho de limpeza, não são remunerados por isso. Esse pessoal faz o trabalho que é da Torre, retiram os resíduos que iriam para o Aterro, dando vida útil maior ao Aterro”.
Por Camila Brito