Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotícia Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres
08/04/2025 14:46:00
A Comissão das Mulheres da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista – formada pelas vereadoras Márcia Viviane (presidente), Cris Rocha e Léia Meira – se reuniu na manhã desta terça-feira (8) com a presidente da Fundação de Saúde, Ceres Almeida.
O objetivo da visita foi buscar informações sobre os problemas estruturais e sobre eventuais falhas de atendimento, objeto frequente de matérias na mídia local e de pronunciamentos dos vereadores nos últimos meses nas sessões da Casa. As vereadoras afirmaram que esta é primeira de outras visitas.
A presidente Márcia Viviane esclareceu que a comissão aguarda o relatório completo de auditoria, já realizada pela Fundação, sobre as condições do Hospital Esaú Matos. O documento é essencial para embasar ações legislativas e fiscalizatórias diante das falhas no atendimento, incluindo o recente caso de óbito neonatal.
“Ouvimos da direção as dificuldades que a gestão tem enfrentado, bem como o pedido de parceria do legislativo para sensibilização para pactuações e contratualização com o Governo do Estado e nos colocamos à disposição. Nosso intuito é que o Esaú Matos seja o mais eficiente e dê respostas satisfatórias às mulheres trabalhadoras”, afirmou.
A presidente da Fundação de Saúde, Ceres Almeida, afirmou que a visita da comissão foi importante na medida em que “traz a certeza de que teremos o apoio delas nas demandas do Esaú Matos e da Fundação”. Ainda segundo ela, a visita propiciou a apresentação da situação da unidade e o que tem sido feito para sanar todas as deficiências.
Léia Meira (PSD) informou que a comissão solicitou da gestora informações sobre o Caso João Henrique, para entender os protocolos adotados pela equipe médica bem como todos os fatores que levaram à demora para realização do parto e sua relação com o óbito da criança.
“Tratamos da vida das nossas crianças, de atendimento humanizado às gestantes e às suas famílias. A direção do hospital nos relatou as dificuldades financeiras para manter os atendimentos e a escala médica. Saímos da reunião com o compromisso de acompanhar essa questão de perto”, afirmou Léia.
A vereadora Cris Rocha (MDB) – fisioterapeuta de formação – afirmou que a comissão estará permanentemente atenta ao Hospital Esaú Matos, por ser uma das mais importantes maternidades públicas da Bahia e “nosso dever é garantir que as mulheres tenham seus direitos garantidos e que o serviço seja de excelência”.