Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó
02/04/2025 10:45:00
Em seu discurso na sessão desta quarta-feira (2), o vereador Alexandre Xandó (PT) saudou os vereadores da Câmara da cidade de Brumado, onde esteve participando da sessão ordinária da última segunda-feira (31), tratando de temas referentes às religiões de matrizes africanas.
O vereador chamou atenção para as hortas comunitárias da cidade, citando como exemplo a Horta Comunitária do Bairro Kadija, onde esteve nesta terça-feira (1). Segundo Xandó, esta horta existe há 40 anos, produzindo hortaliças, frutas e flores e que cumpre o papel fundamental de geração de renda naquela comunidade, promovendo alimentação saudável.
“Nosso mandato tem um compromisso especial com as hortas comunitárias e relação direta com a Horta Comunitária do Vila América, onde conseguimos articular uma série de iniciativas, a exemplo da irrigação”, afirmou, cobrando da prefeitura providências para a unidade do Kadija, como a cerca, “que está praticamente caindo”. Outro pedido foi a perfuração de um poço artesiano.
Além disso, o vereador disse ter encaminhado as demandas dos conjuntos habitacionais Vila Sul e Vila Bonita, em especial para a rua 13, para a qual já cobrou várias vezes uma drenagem adequada, pois a água da chuva acumulada faz crescer o mato e atrai animais peçonhentos. Cobrou da Prefeitura que tome providências quanto à roçagem e à drenagem do bairro, porque ali não há declive adequado para o escoamento da água.
Xandó também falou sobre a saúde. Segundo ele, no Hospital São Vicente, uma mãe não foi atendida e teve que ir para outra unidade de saúde, o que mostra a necessidade de ampliação do atendimento e a celeridade para a construção da UPA.
Para concluir, Xandó se dirigiu aos cursos de direito da cidade para que participem do processo de discussão da reforma do Regimento Interno da Câmara e da Lei Orgânica do Município: “Faço parte da comissão que está à frente dessa alteração, dessa reforma, e aprovamos o envolvimento dos cursos de Direito, inclusive com audiência pública dentro de uma das faculdades de Direito, então chamamos os professores, os colegiados e Centros Acadêmicos de Direito para que se envolvam nessa movimentação e nos ajude nessa grande reforma, que será um marco ao que tange ao direito da nossa cidade”.
Por Andréa Póvoas