Em seu pronunciamento na sessão desta quarta-feira (19), o vereador Luciano Gomes (PCdoB) se dirigiu aos moradores do distrito de Cabeceira do Jiboia para informar sobre o início do processo licitatório para construção de uma creche na localidade. O equipamento foi autorizado em dezembro de 2024, pela presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, quando visitou o município de Vitória da Conquista, exclusivamente para este fim. “A primeira creche padrão FNDE, na zona rural de Vitória da Conquista, foi encaminhada para licitação. Estive com o Secretário Edgard Larry, onde comemoramos juntos a liberação pelo Ministério da Educação”, celebrou.
Luciano lembrou que a creche foi destinada para o município de Vitória da Conquista, através de emenda do deputado federal João Carlos Bacelar (PL), desde o ano de 2019, na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão. “Na última semana para que o contrato ‘caducasse’, a presidente do FNDE veio pela primeira vez ao município de Vitória da Conquista, na zona rural. Para nos dar um presentão, que é a creche de Cabeceira do Jiboia”.
Segundo Luciano, a emenda do deputado previa também a construção de uma creche, no mesmo padrão para o Bairro Ayrton Senna, e que infelizmente acabou perdendo o recurso por conta do prazo. Informou que já está na luta para que seja construída com recurso do PAC. “Solicitamos da prefeita Sheila, e ela está incluindo no PAC, vai incluir para que o Vila Bonita e Ayrton Senna tenham uma creche. E vou além: também vamos levar o asfalto para o Vila Bonita e Vila Sul,” afirmou.
Luciano disse que, em conversa com o presidente do Consórcio CIVALERG, Dr. Pedrinho Lacerda, solicitou a roçagem de estradas na BA 639, que liga ao Povoado da Limeira. “Pedrinho e Roberto me garantiram que na próxima semana as máquinas estarão na estrada da Limeira fazendo a roçagem daquela estrada tão importante para aquela região. É assim que trabalhamos, com verdade”.
O vereador se manifestou ainda quanto a um vídeo que veicula nas redes sociais. “Estou nesta casa, sr. presidente, com muito orgulho, há mais de 16 anos, e minhas ações e atitudes falam por mim. Estamos num país democrático, respeito todos os colegas vereadores e vereadoras, tanto que tenho um vínculo de amizade com todos, pois respeito cada um. Na última sessão, foi puxado um coro, devido a uma provocação da colega vereadora, incitando a plateia a uma reação. Eu assumo os meus atos e disse que não vai ter golpe, sem anistia, temos o direito, pois estamos em um país democrático. Para aqueles que pensam que sou covarde, estão perdendo tempo”, concluiu.
Por Camila Brito