Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaRepublicanosDra. Lara Fernandes
21/02/2025 12:14:00
Na sessão desta sexta-feira (21), a vereadora Dra. Lara Fernandes(Republicanos) criticou a suspensão de novas contratações do Plano Safra com subvenção federal, anunciada pelo Tesouro Nacional e que entra em vigor a partir de hoje. Segundo ela, no período eleitoral, a narrativa era de que o povo voltaria a comer picanha. Logo após substituiu a picanha pelo ovo e que agora a ordem é deixar de comer.
“O preço dos alimentos dispara e qual a resposta do Governo Lula? Suspender novas contratações do Plano Safra. O resultado? Menos produção, escassez e preços ainda mais altos. Depois, quando faltar comida na mesa do povo, Lula apontará o dedo para todos, menos para si mesmo. Garantir alimento acessível deveria ser prioridade, não descaso”, afirmou.
Ainda em seu discurso, a vereadora denunciou que há três meses está faltando insulina nas farmácias conveniadas ao SUS em Conquista e que a Secretaria Estadual de Saúde informou que decorre da falta de insumos para a produção farmacêutica. No entanto, segundo ela, a indústria farmacêutica nega a informação, e afirma que está tudo regular.
Segundo ela, o desabastecimento em Vitória da Conquista e outros municípios de Insulina NPH vem prejudicando a continuidade do atendimento de pacientes diabéticos. “Fomos informados que o Estado passou um problema com a empresa de logística e assim tentaram justificar a ausência da distribuição de insulinas aos núcleos regionais”, disse.
Dra, Lara lembrou que, quando o município enfrentou dificuldades em aquisição de fitas de glicemia, vereadores usaram a tribuna para criticar a gestão, mas se calam sobre a questão das insulinas. “A informação que recebemos é que ontem chegou insulina na Central de Distribuição em Conquista. Esperamos que sejam logo abastecidas as farmácias do SUS. Conquista e os outros municípios têm pressa”, afirmou.
Por Fábio Sena