A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade (União Brasil) fez a leitura da Mensagem ao Legislativo na sessão desta quarta-feira (5), abrindo os trabalhos legislativos da 22ª Legislatura, que compreende o quadriênio 2025-2028. A gestora declarou que nos próximos quatro anos realizará investimentos em Educação e que o objetivo é a erradicação do analfabetismo em Vitória da Conquista, com a busca ativa por estudantes.
“Insisto em dizer que a Educação é o farol que deve guiar todo governo que se quer democrático e responsável. Nos próximos quatro anos, avançaremos para erradicar o analfabetismo em nossa cidade. Nosso compromisso prioritário na gestão é fazer a busca ativa por estudantes e garantir a Alfabetização na Idade Certa. Implantaremos o programa Educa Conquista, promovendo investimentos significativos para a nossa rede”, afirmou a prefeita.
A prefeita também se comprometeu com a melhoria da área da saúde, investindo na prevenção às enfermidades e em modernização, com a digitalização dos processos, introduzindo a telemedicina, o prontuário eletrônico e a marcação de exames de forma digital. “Estas inovações têm o objetivo de tornar o sistema de saúde mais transparente e eficiente, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços de saúde de que necessitam”, afirmou.
Abaixo, a íntegra do discurso da prefeita Sheila Lemos.
Excelentíssimo presidente, Ivan Cordeiro
Senhoras e senhores vereadores, secretários e secretárias municipais, imprensa e cidadãos de Vitória da Conquista, meu bom dia!
É com grande emoção que retorno a esta tribuna, quatro anos após cumprir esse honroso dever de apresentar as nossas metas de gestão, na condição de prefeita em exercício, enquanto esperávamos o retorno do nosso querido prefeito Herzem Gusmão.
Hoje, guiados pelos desígnios de Deus e pela confiança do povo conquistense, que nos concedeu um novo mandato, em eleição histórica no primeiro turno, aqui estou mais uma vez, para juntos abrirmos os trabalhos desta Casa Legislativa, e buscarmos, em harmonia, o melhor para nossa população e para nossa terra.
Mas, antes de fazer um breve balanço da nossa primeira gestão e apresentar as perspectivas para os próximos anos, não posso deixar de saudar, em especial, minha mãe, Irma Lemos, que durante tanto tempo trabalhou nesta Casa, com o objetivo de tornar nosso município melhor para as pessoas. Caminhei com ela por aqui e foi nestes corredores que iniciei meus primeiros passos na política. Tenho imenso respeito pelo Legislativo e sei do importante trabalho realizado pelos senhores e senhoras, vereadoras e vereadores.
Ao falar desta tribuna, onde tantos líderes importantes de nossa terra discursaram, sinto a responsabilidade conferida por cada conquistense a todos nós eleitos para representá-los. Tenho dito, em todas as oportunidades, que nós, representantes do povo, vamos governar para toda a Joia do Sertão Baiano, indistintamente, independentemente de predileções partidárias. E é com este espírito que me dirijo a todos neste momento.
Nos últimos quatro anos, realizamos muito por nossa cidade. Não tenho dúvidas de que este trabalho árduo e exitoso só foi possível devido à participação dos vereadores que compunham esta Casa. Os debates e discussões realizados aqui colaboraram para que pudéssemos aperfeiçoar os projetos e torná-los ainda mais conectados à vontade de cada conquistense. Até mesmo as críticas, construtivas e direcionadas à melhoria da gestão, foram importantes para pavimentarmos um caminho melhor.
Durante a posse, enumerei nossas ações do primeiro mandato. Pois sem reconhecer o passado, não há como construir um futuro. Dito isso, insisto em dizer que a Educação é o farol que deve guiar todo governo que se quer democrático e responsável.
Nos próximos quatro anos, avançaremos para erradicar o analfabetismo em nossa cidade. Nosso compromisso prioritário na gestão é fazer a busca ativa por estudantes e garantir a Alfabetização na Idade Certa. Implantaremos o programa Educa Conquista, promovendo investimentos significativos para a nossa rede.
Inauguramos escolas em tempo integral em Campo Formoso e a Antônia Cavalcanti, no Cruzeiro, e reformamos mais de 90. Vamos trabalhar para recuperar toda a estrutura da rede e, com isso, permitir que nossas escolas sejam também espaços de convivência social. É o que preconiza o programa Escola Compartilhada, que traz a nossa ideia de que o colégio é da população, é da família, dos estudantes e de seus pais e vizinhos. Por isso, vamos abri-las para que todos possam compartilhar dos espaços de convivência e aproveitar o ambiente para lazer, esporte e cultura aos finais de semana e feriados.
Nossa cidade se orgulha de ser exemplo para a Bahia, polo de serviços, com destaque para a saúde, segmento tão importante no qual realizamos investimentos significativos. Promovemos mutirões, chegamos em distritos e condomínios com a Carreta da Saúde, além de reformarmos postos com o Saúde Renovada, que continuará sendo realizado neste ano.
Mas não vamos parar por aí. Nos próximos anos, nosso desafio é melhorar ainda mais o atendimento ao cidadão e construir uma saúde mais próxima, que cuide da prevenção às enfermidades. Este é o ideal para Vitória da Conquista. As unidades de saúde da Patagônia, do Regis Pacheco, do Ibirapuera, da Lagoa das Flores, além do Seami e da primeira UPA municipal na Zona Oeste, são obras em andamento que reforçam nosso compromisso com aquilo que falamos.
Neste novo governo, vamos investir em modernização com a digitalização dos processos, introduzir a telemedicina, o prontuário eletrônico e a marcação de exames de forma digital. Estas inovações têm o objetivo de tornar o sistema de saúde mais transparente e eficiente, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços de saúde de que necessitam.
Precisamos deixar claro, e contamos com a colaboração de todos os vereadores, que é preciso atualizar a distribuição dos recursos tributários, sobretudo na Saúde. O abismo entre o custo do atendimento para o município, para o estado e para a federação é vertiginoso. Precisamos de um esforço conjunto para cobrar que as verbas cheguem onde as pessoas vivem, que é no município. Portanto, propomos um esforço conjunto na cobrança ao governo federal para que atualize a tabela SUS e viabilize uma Saúde mais digna na ponta.
Vivemos em uma cidade grande, uma Conquista que precisa também ser pensada para que as pessoas possam se deslocar de maneira mais rápida e segura. Neste sentido, os investimentos feitos em drenagem e pavimentação são fundamentais. Primeiro, é preciso agradecer a esta Casa que votou de forma muito responsável no Finisa 3. Sem esses recursos, não teríamos conseguido levar dignidade aos moradores de loteamentos como o Bateias 2, Panorama, Cidade Modelo, Jardim Guanabara e tantos outros. Há casos de pessoas que estavam há mais de 40 anos esperando pelo asfalto na frente de casa, somos sensíveis a este drama e trabalhamos diuturnamente para assegurar este direito a todos que moram na nossa cidade.
Mas o problema de macrodrenagem não terminou. Precisamos de investimentos altos para resolvermos de forma definitiva os alagamentos causados pelas fortes chuvas e, para isso, vamos precisar do apoio e suporte dos vereadores comprometidos com Vitória da Conquista. Seja para conseguirmos emendas ou para aprovar novos projetos que permitam investimentos neste segmento tão importante para o progresso.
É certo que uma cidade não se faz apenas com asfalto. A mobilidade urbana também é fundamental. Os investimentos feitos em novos ônibus, mais 80 no último ano, também devem ser considerados. Nosso projeto estabelece a renovação de toda a frota que atende os nossos cidadãos e cidadãs, principalmente os trabalhadores e estudantes. Temos ainda a abertura de novas linhas para as áreas afastadas do Centro e para a Zona Rural. Vamos continuar com os investimentos e o planejamento para atender bem à população de toda essa nossa grande cidade, que caminha, a passos rápidos, para uma metrópole.
A abertura de novas linhas e os investimentos em abrigos mais modernos e melhores estão no nosso planejamento para os próximos anos. Manter uma tarifa módica é um compromisso que assumimos neste momento, mas não podemos deixar de dizer que neste segmento também contamos com esta Casa para cobrar do Governo Federal uma política de investimento no transporte público nas grandes e médias cidades. Este é um drama que todos nós, gestores, compartilhamos.
Nossa meta é ter várias ciclovias abertas e reformadas nesses próximos anos, pois entendemos que este também é um modal de transporte *importante e alternativo para acompanhar o crescimento da nossa Joia do Sertão.
Também pretendemos criar duas importantes secretarias com seus respectivos conselhos: A Secretaria de Defesa Social, na qual estará inserida a Guarda Municipal, e a Secretaria de Esportes, ambas necessárias e urgentes. Para implementarmos esses dois importantes segmentos da gestão pública, contaremos com o apoio desta Casa Legislativa na aprovação do projeto que enviaremos à Câmara.
Encerramos uma gestão exitosa no dia 31 de dezembro de 2024, e iniciamos outra em 1º de janeiro de 2025, para a qual colocamos a modernização e inovação dos setores da administração pública como pilares.
São muitos projetos para a nossa Joia do Sertão, e pouco tempo para enumerar cada um deles. O desejo do nosso saudoso Herzem Gusmão, compartilhado por todos nós, era projetar Vitória da Conquista para o futuro, principalmente para o marco dos 200 anos de emancipação da cidade. E nós trabalhamos com essa proposta de fazer desta terra, que já é exemplo para toda a Bahia, ser exemplo também para o Brasil, e, em breve, a melhor cidade do país para se viver. Este é o nosso sonho e é assim que projetamos Vitória da Conquista: para o futuro.
Não pretendo me alongar, até porque aprendi que mais importante que as palavras são as ações, e essas estão à vista de todos. O nosso trabalho segue por todos os lados e seguirá pelos próximos quatro anos, com garra e perseverança.
Com essas palavras, deixo aqui a minha gratidão ao Poder Legislativo e ao povo de Vitória da Conquista.
Muito obrigada. Que Deus continue abençoando nossa terra!